:)

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Correspondência dos FII

Semana passada me deparei com o post do Uó falando sobre a despesa que os FII têm com o envio de correspondência aos seus cotistas.

Nunca recebi uma cartinha dessas, pois ainda não investi nesta modalidade, mas está nos meus planos.

Até muito recentemente não fazia ideia dessa documentação que era enviada mensalmente ao cotista e quando o Uó mostrou os valores gastos fiquei abismada. Gente, 10 reais em uma correspondência? Eu pago menos que isso de frete comprando tralha no ebay!

Ainda teve gente comentando que a renda de algumas cotas caíram em algumas meses devido a essas despesas desnecessárias.

O Uó sugere que entremos em contato com a CVM, mas acho que o melhor seria entrar em contato diretamente com os fundos em que se têm cotas para ser votado em assembléia ou seja lá como se tomam as decisões nos fundos, rs.

E vocês, o que acham destas despesas com correspondência?

15 comentários:

  1. Por enquanto não está nos meus planos esta modalidade, mas é bom saber dessa informação.

    Primeira vez no seu blog, gostei e vou ler mais posts.

    Se puder me adicione na sua lista. http://universodorelacionamento.blogspot.com.br/

    Até.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Geralmente essas cartas são enviadas para convocação para Assembleia e para fins de IR com os informes de rendimentos. Já recebi duas esse ano e vi que o preço realmente é meio salgado.

    Penso eu que o mais correto seria entrar em contato com a CVM, visto que ela obriga os ADM's dos fundos enviar via correio, alegando que nem todos os cotistas têm email. O que eu acho um absurdo hoje em dia.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois então, lendo o texto do Uó e os comentários, na verdade fica a critério do fundo. Em alguns houve votação para extinção do envio de correspondências físicas. Acredito que a CVM não se oponha, então acho que cabe aos cotistas exigir que o fundo diminua esses custos.

      Excluir
    2. O Keeper tem razão, já perguntei na BTG e eles disseram não há o q fazer, é exigencia da CVM.

      Excluir
  3. Eu nunca recebi nem uma carta dos 10 fiis q tenho, então n sei como é feita essa justificativa de despesas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois então, isso me leva a crer que não é assim tão obrigatório.

      Excluir
  4. Ryca, eu recebo essas cartinhas mensalmente, e lá se vai dinheiro sendo jogado fora... Triste.

    Vamos fazer algo pra mudar isso.

    A propósito, Ryca, de onde vocÊ tirou e onde eu poderia ver sobre essa afirmação sua no inicio do blog, de pelo menos ser mais rica que 82% das pessoas do mundo?

    Abçs vou te adicionar no blogroll!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi LoD!
      A propósito, gostei do seu ranking de renda passiva, como a minha é muito ridícula e não tive tempo de compilar, não me candidatei ao seu ranking, rs. Mas se você continuar com ele, pretendo em breve fazer parte e pegar o último lugar, rs.

      Sobre eu ser mais rica que 82% do mundo (rs), foi através desse site aqui https://eusouryca.blogspot.com.br/2016/07/global-rich-list-ou-seu-nivel-de.html

      Abç!

      Excluir
  5. Então Ryca,

    Você é uma blogueira gente boa, por que não perguntou a mim o motivo de não estar sendo divulgado no blog da outra blogueira? A resposta seria bem simples: Não tem nada do que foi citado, apenas afinidade: Eu gosto de ler os posts de quem adiciono, e não dava pra seguir 3, 4, 5 posts por dia. Não quero seguir quem posta várias coisas pra criar Adsense na conta, quero seguir histórias reais de vida, como a minha.

    O que é extremamente chato é citar que enviei 'xingamentos', sendo que isto nem é de meu perfil.

    Pergunte sempre a outra parte interessada também, a verdade é uma só, mas deve ser perguntado a ambas as partes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VdC, não faria o mínimo sentido ir até o seu blog perguntar pq vc n está numa lista de outro blog.
      Perguntei pois achei que ela poderia ter esquecido, visto que já a vi comentando sobre como vc a influenciou positivamente.

      Aquela foi a justificativa dela e pronto, não vi necessidade de ir atrás de você para confirmar, pois isso pra mim é fazer leva-e-traz pra ver o oco, só aumentando a picuinha.

      Até comentei o "eita" por lá pois achei estranho, mas quem sou eu para julgar?
      No mais, meu comentário foi generalista e não uma crítica direta a você, é o que eu acho em relação a quem cria blog público (e eu me enquadro nesta categoria).

      Eu lá ia imaginar que uma dúvida honesta ia gerar esse mal-estar? Você não me deve explicação alguma e longe de mim fomentar uma treta entre blogueiros, quero mais é que todos sejamos amigos sem ressentimentos.

      Ok?

      Excluir
    2. Seu segundo comentário claramente deixa a entender que concorda com 100% do que a blogueira disse, o que me ofende, neste caso diretamente.

      E atenção, pois nem blogueira é, é um rapaz ...

      Fui


      Excluir
    3. Eu poderia perguntar o porquê você se sentiu ofendido e tentar explicar que não faz o mínimo sentido você dizer que eu concordo 100% com o que ela disse...

      Mas sinceramente, caguei.
      Vlw Flw

      Excluir
  6. Oi Ryca, parabéns pelo seu blog!! Já add na minha lista!!
    Meu blog: http://pilotoinvestidor.blogspot.com.br/
    :)

    ResponderExcluir
  7. Mais um motivo p/ mim não investir em Fiis

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados. Não falte com educação :)