:)

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Black Friday ou Black Fraude?

Originalmente a Black Friday era um dia de preços malucos muito abaixo do praticado nos Estados Unidos. Era na sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças, que é um dos feriados mais importantes pra eles, e um dos únicos em que o povo lá realmente pára (feriado todo mês só aqui no Brasil, sil, sil).

No país do consumismo, nada pior do que ficar com mercadoria encalhada, então eles baixavam os preços de maneira quase ilógica só para não ficar com "mercadoria velha" parada. Enquanto aqui no Brasil as coisas levam meses a chegar e continuam sendo oferecidas como novidade até 2 anos após o lançamento (estou falando de vocês, itens de informática).

Resolveram inventar mais uma moda pro consumo no Brasil e surgiu a Black Friday brasileira. Já vi empresa confundindo Black Friday com Halloween (no ano em que ele caiu numa sexta-feira, ahuhau) e o que era pra ser UM DIA de preços arrebatadores virou uma semana.
Esse ano pegaram pesado e as ofertas já começaram a aparecer e vão durar até o fim do mês, muito provavelmente.

Só que né, não se compara nem de longe aos descontos de até 80% encontrados numa Best Buy da vida. Fique feliz se encontrar seu produto desejado por um preço 30% menor.

Já comprei sim diversas coisas com descontos que nunca vi em outras épocas, mas pra ser bem honesta, com paciência você consegue pagar até menos em outras épocas do ano.

A questão é que essa promoção ficou mal falada no Brasil por conta de meia dúzia de lojistas fdp que aumentavam o preço do produto dias antes da promoção para depois vender pelo preço normal, fingindo que ofereciam um belo desconto.

Ora, como comentaram aqui uma vez "quando um otário e um esperto se encontram, sai negócio".
Não seja o otário.
Quem em sã consciência vai desembolsar dinheiro para comprar alguma coisa da qual não faz ideia do preço de mercado só porque está escrito "com 99% de desconto"?
E estou falando de produtos de valor considerável: eletrodomésticos, eletroeletrônicos, itens de informática, smartphones, etc.

Se existe uma pessoa imbecil a ponto de não pesquisar e acompanhar o preço do produto que deseja comprar para cair nesse golpe de "estou oferecendo X% de desconto", tem mais é que ser trouxa e pagar achando que fez bom negócio.

Pra economizar dinheiro sigo duas regras: junto o dinheiro para pagar à vista e espero pacientemente o produto baixar de preço. Acredite, ele vai baixar. Ainda não vivi uma situação em que não pudesse esperar para adquirir algum bem.
Não precisa descartar a Black Friday logo de cara, mas também não fique deslumbrado com qualquer propaganda bonitinha.

4 comentários:

  1. Ótima postagem Rica, já saquei essa fuleragem do mercado bostileiro, estou há mais de um ano querendo um notebook i7, 8gb ram e 1t hd, quero pagar no máximo 2k por um notebbok dessa qualidade, até agora preço de um caiu pra 2,2k à vista, só que ainda tem o frete :-/

    Está tendo essa propaganda da sexta feira negra mas sei que é cilada, há dois anos atrás fiquei aguardando essa promoção pra comprar uma central ar, mas quando chegou a data, não teve diferença alguma, as centrais continuavam com o mesmo preço, tive que me esforçar pra comprar à vista pra ter o mínimo de gasto.

    Brasil é uma nação que não dá pra você pensar coletivo, uma vez que aqui é brasileiro sacaneando com brasileiro, cobra comendo cobra, tem-se que pensar individualmente se quiser um pouco de felicidade nesse país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala sério, comprar um produto de mais de 2k e ainda ter de pagar frete. Eu deixo de comprar por isso também, ahhaha.

      Excluir
  2. Isto é igual promoção de supermercado, colocam uma meia dúzia de produtos encalhados na promoção, e o resto com preço normal ou até mais caro.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, mas é só ficar de olho e comprar só o que está na promoção, consigo economizar bastante assim, rs.

      Excluir

Os comentários são moderados. Não falte com educação :)