:)

quinta-feira, 18 de julho de 2019

Equilíbrio

Honestamente, do que você abdica para juntar dinheiro?
Vale a pena?

O que você deixa de fazer por ser "caro demais" e prefere guardar o dinheiro para o futuro, em vez de viver a experiência agora?

Quão bitolada você está na mentalidade da escassez e da economia?
Não está?

Tem conseguido equilibrar seus momentos de lazer e tranquilidade com seus aportes mensais?
Como é essa divisão na sua vida?
Tem regras? Limites? Um plano detalhado que deve ser seguido à risca?
E se, por um acaso do destino, não conseguir cumprir o planejamento, como se sente em relação a isso?

Venho trabalhando internamente isso há bastante tempo e acredito que, pouco a pouco, tenho sido efetiva em equilibrar as coisas.

Sim, é possível ter tudo, mas há de se ter paciência.



Voltei ao caminho da IF há poucos meses, este é o momento em que mais preciso de foco e dedicação, pois ainda não tenho a força dos juros compostos trabalhando a meu favor. Porém, de nada adianta ser absurdamente radical, a chance de descompensar no meio do trajeto é maior.

Há 2 anos tive uma grande quebra na minha vida. Tudo que eu tinha por certo, como rotineiro, foi por água abaixo e me vi sem chão. Foi terrível por um lado, mas excelente por outro. Apesar das minhas "certezas", havia muita acomodação. Era o costume que me prendia a uma rotina que eu já não gostava mais. Não me sentia feliz, acreditava que só seria feliz no futuro, ao atingir determinada quantia em R$, vivendo de tal maneira, em tal lugar etc.
Com essa ruptura, me vi obrigada a encarar todos os pontos da minha vida. Foi-me dada a oportunidade de começar de novo, de fazer diferente e sem amarras. Eu poderia seguir o caminho da lamentação (e confesso que segui, mas por uns 2 meses, apenas) ou criar vergonha na cara e tentar guiar o meu caminho, sem agir como vítima da vida.

Desde então, determinei itens essenciais para a manutenção da minha felicidade:

- morar em local que me faça bem (imóvel confortável, iluminado; ter um bom colchão - SIM, minha vida mudou depois que comprei uma cama nova, hahah);
- socializar regularmente com amigos (manter os laços ativos, nem que seja puxando papo pelo whatsapp de vez em quando);
- manter um hábito supérfluo que me satisfaça (pode ser gastar com um hobby ou com estética, o que gerar mais satisfação, mas, obviamente, de forma limitada).

O famigerado equilíbrio.

Se tudo vai mal, não há de onde tirarmos forças para melhorar, porém, se a base está coberta e saudável é muito mais fácil superarmos as vicissitudes.
Cuidarmos de nós mesmas é o principal. E não falo apenas do corpo físico, o mental e emocional são extremamente importantes, digo mais, eles que nos fazem fortes e dão a sustentação para atingirmos nossas metas.

"Manutenção da felicidade" parece piegas. E é, um pouco.
Além de fazer esses pequenos agrados que citei acima a mim mesma, nos momentos ruins me pergunto:
- Eu ESTOU infeliz ou eu SOU infeliz?
- Isto que está acontecendo é passageiro (spoiler: tudo é) ou justifica todo esse desgaste emocional que está me gerando?
- Há algo que eu possa fazer para mudar essa angústia/infelicidade?
Geralmente a resposta vem de maneira assertiva.

No atual estágio da minha vida, o que tenho são momentos de infelicidade, de incerteza. No balanço geral posso dizer que sou feliz, sim, dentro das limitações impostas pela rotina. O que não me agrada, sei que posso mudar e estou no caminho.

Manter as coisas em ordem é um trabalho diário e infindável, nem por isso enfadonho, acho até divertido, mas que não é fácil, não é mesmo.

E para você, quais as atitudes que ajudam a manter o equilíbrio?

23 comentários:

  1. Olá EsR
    Fixei meu padrão de vida! Tenho um robby que é andar de Bike. Nele eu gasto com moderação. O momento que mais gasto são nas viagens. Mas no geral, poupo que nem sinto! O segredo é ser simples. Procurar tranquilidade ao invés de felicidade! A felicidade é muito mais passageira que a tranquilidade, e aquela custa mais caro.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Cultive hábitos simples que, inclusive, são mais fáceis de realizar e fica muito mais fácil se manter satisfeito.

      Excluir
  2. Texto excelente, Ryca! Parece que você conseguiu se libertar, realmente! Somos seres instáveis, na verdade, tem-se que ter cuidado com tudo isso, afinal, equilíbrio é tudo.

    Tchau, tchau!
    MB.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que o caminho eu já aprendi, só falta não me perder dele, hahaha. Nos dias ruins é bom lembrar dessas coisas que citei no texto para acalmar o coração, às vezes não é tão simples, rs.

      Excluir
  3. Sempre fui bem simples, até frugal. Após me estressar muito no último emprego e indo a médicos para recuperar a saúde perdida comprei um contrabaixo de R$ 5k que sempre sonhei em ter quando era adolescente.
    Foi o melhor dinheiro que já gastei - menos para tocar bem e mais para espairecer. Sempre que preciso relaxar toco um pouco e me sinto bem melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Frugalidade é isso mesmo: gastar o dinheiro no que te dá mais retorno.

      Excluir
  4. Minhas atitudes para não ficar pior são: Cuidar da saúde é básico para chegar no equilíbrio.
    Meditação nem que seja poucos minutos para administrar as emoções, entender pensamentos e sentimentos inúteis.
    Estudar mais assuntos sobre meus objetivos de chegar à IF , se há vontade, há um caminho.
    Diferenciar amigos reais de amigos tóxicos, mesmo que seja um familiar ou amigo, para o bem de todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu preciso muito conseguir criar uma rotina de meditação, sou muito relapsa em relação a isso.

      Excluir
  5. Poupar cada vez mais me ajuda a manter o equilíbrio. Ainda mais pra quem ganha menos de 2k mensais. Se você ganha 1.400, poupar 1.000 esta bem bom. Ou então ganhar 2 mil mesmo e poupar 1.500.

    E assim vai.

    Quem ganha 3, 4, 5 mil e não precisa pagar moradia, esta no céu. Morar com os pais até os 30 no mínimo também ajuda a manter o equilíbrio.

    Tudo é questão de lugar pra morar. Luz, água, telefone, internet, isso é fácil de pagar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só não vai esquecer de viver para poupar. Se isso virar um hábito nocivo, você vai ter visto o tempo passar enquanto a única coisa que fazia era acumular dinheiro.

      Excluir
  6. Pra mim é muito simples, basta não entrar em nenhum financiamento. E também não adianta juntar 200 mil pra dar tudo num imóvel pra morar e ficar sem grana gerando renda. Morar com os pais é o segredo pra encher os bolsos de dinheiro. Que é o que importa mesmo.

    Se quer sair e não tem como pagar a vista e ainda sobrar dinheiro, paga aluguel. Aluguel eu aceito pagar se eu tiver uma boa renda. Quem acha aluguel dinheiro jogado fora, então que se lasque financiando com um salário miserável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz sentido. Pagar a vista quando tiver bem mais dinheiro.

      Excluir
    2. Sim, também não vejo muito sentido em juntar uma grana para depois gastá-la toda de uma vez só em um imóvel (que gera gasto).
      Via de regra, qualquer coisa que cobre juros em vez de render juros, não vale a pena.

      Excluir
  7. Aos 30 anos eu estarei com a independência financeira já. Hoje já tenho uma semiaposentadoria antes dos 30.

    Não tem erro. Só que tem que começar cedo e não casar antes dos 30. Iniciar um namoro até vai, mas atualmente estou solteiro mesmo.

    Provavelmente namorarei uma garota que esteja inciando os estudos e a vida profissional, porque só aparecem garotas assim. Parece que a gente puxa o que a gente deseja mesmo.

    A lei da atração. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você atrai o que emana. Provavelmente mulheres jovens (como você) com uma mentalidade parecida com a sua ;)

      Excluir
  8. Tenho mesmo pensamento que o seu, eu acabei optando por uma vida simples e mantenho os aportes. Dentro de alguns anos espero usar esse dinheiro acumulado para aproveitar mais meu tempo que hoje estou vendendo por dinheiro. Tentei dedicar uma quantia para gastar mas acabei deixando ela de lado por não achar com oque gastar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Não achar com o que gastar"? Sério? Tá precisando socializar mais.

      Excluir
  9. Ótimo post, muitas vezes me vejo fazendo isso, me privando de muitas coisas por focar muito na IF. Só não me privo quando o assunto é viajar kk. Mas esse post me fez mudar algumas atitudes. Aguardando novas postagens...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas viajar não é a todo momento que você pode, né? haha
      Tem que ter um supérfluo mensal pra ajudar a espairecer. Você vai ver como vai ajudar a equilibrar as coisas.

      Excluir
  10. Como coloco aquela lista dos blogs que eu sigo ? Me ajuda aí kk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você acessa o painel do Blogger, aí vai em:
      Layout
      Na área escrita "sidebar-widget" ou algo parecido (que é referente à sua barra da lateral), clica em "Adicionar um Gadget".
      Vai ter a opção "Lista dos Blogs que acompanho".
      Aí é só configurar colocando o endereço dos blogs =)

      Excluir
  11. Oi Ryca

    Seu blog é bem loko, vc me parece uma eterna insatisfeita. Conheço várias pessoas assim. Está tudo bem, está tudo certo mas na cabeça delas não. Dizem que a insatisfação que move o mundo.

    Acompanhando seus posts.

    POr falar em equilibrio, me considero super equilibrado. Medito 20 min ao acordar, e 20 min antes de dormir...todos os dias. Oro e agradeço todos os dias. Faço atividade fisica pelo menos 5x por semana. adoro leitura. é dessa forma que encontro meu equilibrio.

    graças a deus, a vida pra mim é tranquila, mas pessoas proximas a mim não pensam assim

    ou seja, o mundo que enxergamos é apenas um reflexo do que está dentro da gente.

    abs e bons investimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahah, sim, às vezes me descrevo como uma "eterna insatisfeita" e acho que é isso mesmo, a insatisfação que fez o mundo evoluir.
      Eu gosto de tranquilidade, porém depende. Preciso dos meus momentos de paz e solitude, mas sou avessa à uma rotina muito rígida. Eu preciso do caos, mas do caos controlado, será que dá pra entender?

      Meu sonho conseguir meditar uma vez por semana, que seja. E deixar de ser sedentária... uma hora eu organizo as coisas por aqui, hehe.

      Excluir

Os comentários são moderados. Não falte com educação :)