Se vocês repararem na coluna ao lado, verão uma lista de "postagens populares". Ali estão os 5 posts mais lidos da história deste blog, em primeiro lugar está o "Dando uma olhadinha na corrida dos ratos...".
Nele, conto a história da compra de um kit de hidratantes e como ela foi impulsiva, pois fui levada apenas pela emoção (meu nariz adora coisas cheirosas) e zero necessidade.
Ao fim do post ainda fiz um "P.S." dizendo que avisaria se fizesse outra compra no mesmo estilo.
Dois anos e meio depois venho aqui para dizer que ainda não usei aqueles hidratantes. Nesse meio tempo ainda comprei mais dois. 🙈 Mas para ser honesta, faz mais de ano, então posso dizer que estou "controlada".
Quando vou usá-los é um mistério, pois tenho fases em que uso muito e fases em que morro de preguiça.
Não considero desperdício porque uso tudo o que tenho, pois só abro um produto por vez e uso unicamente ele do início ao fim. Se abrisse todos e alternasse o uso, certamente vários deles estragariam ao longo do tempo pela exposição ao ar, etc.
Porém dá pra considerar o custo de oportunidade, né? No valor gasto nesses produtos que estão parados e que não eram necessários. Vários comprei em promoções, é verdade, mas teria sido bem melhor investir o valor gasto na compra e deixar rendendo até o momento do uso.
Fazendo um cálculo bem estúpido, temos esse resultado aqui:
Em Novembro de 2016 paguei R$57 no kit com os três produtos, isso foi há 30 meses. Colocando esse valor em um investimento bem ruinzinho que renda 0,5% ao mês, hoje teria R$66,20.
Poderia não encontrar mais o exato produto que comprei à época, mas com esse valor posso comprar, da mesma marca, um kit de shampoo, condicionador e máscara, que é o que eu preciso agora. E ainda me sobrariam 2 reais de troco. Agora imagine valores maiores.
No fim das contas o hidratante permanece fechado (preciso usar outros 3 antes dele) e terei de desembolsar grana para comprar meu shampoo que está acabando.
Pra me sentir menos culpada, hoje vou passar hidratante antes de dormir.
loucura loucura.
ResponderExcluirabraco
Tanta coisa que comprei (e ainda compro) por impulso...
ResponderExcluirE que me arrependo depois por ver que empatei capital com algo que nem usei, deixei guardado, etc.
Mas só o fato da gente perceber que fez a merda, já é um passo para aprender a controlar o impulso de errar de novo.
Exatamente!
ExcluirAinda cometo uns deslizes, mas hoje em dia estou bem mais consciente, o "comprar por comprar" não existe mais, só compro o que quero e preciso.
Hidratante é tão importante quanto aquele vídeo do use filtro solar. Ao rever meu antigo ensino médio +10a a única que não mudou era a que avançava calmamente na carreira e usava adivinhe, hidratante.
ResponderExcluirLiberdade financeira somente vale a pena se tivermos saúde para não compromete-la com tratamentos e remédios para saúde que não volta 100%.
Abs!
hábitos saudáveis não devemos largar, hahaha
ExcluirPor que hoje em dia sexo é tão banalizado? Amigo meu me mostrando, várias mulheres chegando nele pelo instagram. A cada 15 dias ele sai com uma mulher.
ResponderExcluirAté meninas de 14,15 anos mandando nudes pra ele sem ele pedir. Me mostrou todas as conversas.
O que tá acontecendo? Mulher virou pedaço de carne onde come arrota e caga fora?
É o sexo que é banalizado ou você que valoriza demais?
ExcluirAté onde sei, todo adulto faz sexo, logo, sexo é algo corriqueiro na vida de qualquer um.
Tem economia que não compensa... me lembrou o "Primo Rico" falando : " você não vai ficar milionário deixando de tomar um cafezinho". Ajuda pelo comportamento, mas geralmente não deixa milionário de forma totalmente direta.
ResponderExcluirTalvez o cafezinho em si não seja o problema, mas o hábito que ele desperta.
ExcluirNo meu caso o hidratante é uma analogia a todas as coisas supérfluas e sem necessidade imediata que eu consumia: hidratantes, produtos capilares, esmaltes, livros. Tudo em demasia, todos os meses, acaba sendo um problema, sim. Ainda mais quando não é "consumido". O cafezinho você usufrui e, muito provavelmente, é seu momento diário de descanso e/ou socialização.
Sempre há muito mais por trás de um hábito do que ele simplesmente parece representar.
Hidratantes são mara...
ResponderExcluirNão existe algo como hidratantes em excesso.
Existe se eles estragam antes de você usar porque demorou pra abrir, ahahahah.
ExcluirOlá Ryca! Interessante seu ponto de vista, me alertou para minhas compras impulsivas. Claro que acessando a finasfera eu melhorei muito assim como você, mas nunca tinha pensado por este lado. É muito dificil poupar, vamos seguir fortes pois só quem persevera vence! Hhehehehehe...sua pele deve ser bem boa, eu mesmo uso pouco hidratante. Uso raramente nos cotovelos pra não ficarem cascudos. Hhahaha...
ResponderExcluirNão acho a minha pele tão maravilhosa assim, justamente porque deveria usar mais hidratante, ahahahah.
ExcluirCuido mais dos pés/mãos do que rosto e restante do corpo, hahaha, mas nada que um intensivão não resolva.