:)

domingo, 2 de abril de 2017

Março 2017: R$54.602,77

Fechamento anterior (Fevereiro/2017): R$54.720,61

Aporte: R$654,29
Renda Passiva: R$27,97
Renda Passiva acumulada/2017: R$117,83



Fechamento atual: R$54.602,77

Aportei, mas precisei retirar ao longo do mês, blabla. Com esperança o valor total volta a subir no próximo mês.

terça-feira, 28 de março de 2017

Três coisas

Só queria deixar escrito aqui algumas coisas.

1. Exatamente hoje faz 1 ano da minha primeira ~aplicação financeira~
Cheia de medo peguei meus primeiros R$1000 e enfiei tudo no Tesouro Direto. Um pouquinho em cada título, porque noob é assim mesmo, hauhuah.

2. Meus aportes serão diminutos ou inexistentes.
A tendência é de queda no patrimônio. Junto com a grande mudança de mentalidade que aconteceu há 1 ano, outras mudanças grandes estão acontecendo na minha vida. Infelizmente não me parecem positivas no momento, mas "vai ficar tudo bem" e outras frases clichês precisam ser muito utilizadas aqui pra não me desequilibrar emocionalmente.

3. O ser humano (eu inclusa) é insignificante.

.

sábado, 25 de março de 2017

Livros sobre finanças pessoais

Esse post tá aqui no rascunho já faz um tempinho...

É um apanhado de alguns livros que li já há algum tempo e minhas impressões sobre eles. Nada muito profundo, é mais para registro das minhas próprias leituras. E de quebra serve de indicação para quem tem interesse (ou contraindicação, dependendo do livro).

Estão mais ou menos na ordem em que li.

Adeus, Aposentadoria

Geralmente eu gosto dos livros do Gustavo Cerbasi, mas esse aqui não curti muito, não.

Gosto quando ele dá exemplos ou indicações, mas achei esse meio cagador de regras; faça isso com a idade tal, faça aquilo quando tiver a idade X; foque nisso, foque naquilo; NUNCA PARE DE TRABALHAR. Até parece que foi ele que deu uns conselhos pro Temer.

Acho que tem a ver com esse viés professoral que ele tem buscado, mas tá protetor demais, dar as coisas mastigadinhas não acho que seja o caminho.

Em compensação o canal dele no youtube está bem atualizado e com vídeos bem interessantes.



O Seu Primeiro Milhão  

É bem para iniciantes, tem algumas coisas bem didáticas. Não consigo pensar em mais informações relevantes, pois faz mais de 1 ano que já li e no que tange à conhecimento iniciante a maioria dos livros são muito parecidos.

Sei que foi indicação em algum desses blogs da vida e a pessoa falava maravilhas. Acho que gostei... pelo menos achava, até perceber que ele não me marcou muito, hauhau.



Dinheiro: Os Segredos de quem Tem

Cerbasi como sempre bem didático, mas é basicamente a mesma coisa que o do Primeiro Milhão acima.

Acho ótimo para quem ainda não está familiarizado com os termos utilizados e as possíveis formas de economia.





O Caminho para a Liberdade Financeira 

É tipo um seminário de life coaching só que na versão escrita. Tem algumas boas dicas sobre o mercado de ações, nada muito complicado, mas que também não sei se é viável no Brasil. No mais o autor foca bastante em inteligência emocional.

Uma coisa que acho engraçada e vi aqui, na blogosfera de finanças, foi as inúmeras críticas à Gatinha Investidora em relação aos gastos dela com terapia. Como se pagar um psicólogo fosse perda de dinheiro e não trouxesse benefício algum. É só ler meia dúzia de blogs pra ver que relação estranha que a maioria dos marmanjos daqui tem com dinheiro, família, e, principalmente, mulheres. Cês não são tão bem resolvidos, não, tá, kiridinhos?
(quem se sentir ofendidinho é porque vestiu a carapuça, lalalala)


A Árvore do Dinheiro

Esse livro é ÓTIMO! 
Até já fiz uma postagem exclusiva para ele.

Demorei para finalizar a leitura, mas foi um dos primeiros que comecei a ler. Acho que esse título seria a minha indicação número um para quem não sabe nada e não tem ideia de por onde começar.



 Como Organizar sua Vida Financeira

Outro livro do Cerbasi.

É bacana para quem quer ter noção de como fazer um orçamento, como adequar as despesas etc.

Chove no molhado de todos os outros, mas para quem está perdido e não tem muito conhecimento, pode ser de grande ajuda.






Bilionários

Pensei que seria muito bom, mas é bastante fraquinho. É mais um apanhado com curiosidades de alguns bilionários que ilustram a lista da Forbes. Sinceramente, achei o livro inútil, bem como a própria lista da Forbes.

E aquelas 78 páginas de agradecimentos? Cara, eu sei que você é muito grato por toda essa galera, mas me poupe, se poupe, nos poupe.





Renda Passiva 

Que BOSTA de livro.

Exemplos os mais genéricos possíveis. Além de que 25% do livro é o primeiro capítulo de um OUTRO livro que fala sobre investir em imóveis, da mesma autora. Detalhe: ela usou o exemplo do capítulo cortesia dentro do próprio renda passiva.
Pensa em uma pessoa prolixa? Puta merda. Fico puta da cara em perder tempo com esse tipo de leitura.
Se você não conhece o meio de finanças pessoais nem a ideia por trás da renda passiva é meio nonsense e não ajuda em nada, se você conhece é raso e inútil. Cinquenta e poucas páginas mais mal escritas que meus posts.

Depois disso comecei a (re)ler Pai Rico, Pai Pobre e tô empacada na Bola de Neve sobre o Warren Buffet. Ando cansada de livros sobre finanças e agora tô lendo só ficção pra distrair.

Quem quiser dicas não relacionadas à finanças de livros que li recentemente e curti:
- A Menina que Não sabia Ler
- Criança 44
- Precisamos falar sobre Kevin
- Caixa de Pássaros
- Quatro Vidas de um Cachorro (é engraçadinho e qualquer dog person vai adorar)

Alguém aí tem indicações de leitura?

domingo, 19 de março de 2017

Como migrar para iConta do Itaú - parte 2 (e final)

Pois bem.

Escrevi a parte 1 no mesmo dia que fui até o banco e entre em contato com o gerente. Esperei para publicar a parte 1 depois de tudo ter efetivamente dado certo, pois já previ alguns probleminhas e estava corretíssima.

Eu levei praticamente TRÊS FUCKING MESES para conseguir fazer essa mudança no Itaú.
Por quê?
Porque meu ex-gerente é um cuzão.

Ele ficou me enrolando todo esse tempo, dizendo que ia verificar o sistema e me dar retorno. Que já havia entrado em contato e não o respondiam. Enfim, milhões de desculpas.
Eu louca de vontade de chamá-lo de inútil e outras coisas de menor nível, mas mantive a finnesse (que eu não tenho, mas online é mais fácil de fingir, hahauh). Tudo pelas mensagens no aplicativo do Itaú.
E mesmo assim ele ainda insistia nos telefonemas oferecendo empréstimos, título de capitalização, crédito pra isso ou aquilo. Pra resolver logo minha situação, nada, né? Pra encher meu saco as 21h atrapalhando meus seriados, sim.

Um belo dia cansei de esperar, fui prontinha pra fechar minha conta e abrir de novo, só que na modalidade digital. Se a burocracia pra fazer a transferência é tanta, melhor começar tudo de novo. Além do mais, EU estava me sentindo incomodada de passar por chata insistente que dia sim dia não manda mensagem perguntando a mesma coisa.

Fui atendida pela outra gerente do setor e ela me disse que o chamado para essa mudança NEM. HAVIA. SIDO. ABERTO.
Ela ligou pro número do gerente e o bonito estava na hora do almoço. Mandou e-mail para ele com cópia para mim e disse que eu deveria aguardar contato ainda no mesmo dia.
E que o processo é rápido sim, NO MÁXIMO 3 DIAS A MUDANÇA.

Nunca mais recebi telefonema nenhum do gerente e ele nem respondeu ao e-mail.

Dois dias depois minha conta já estava no segmento varejo, fui ao banco e pedi para mudar. Levou 5min, só confirmar minha senha e minha biometria.
Não pago mais taxa nenhuma e nem TED.

Só de raiva fiz 5 TEDs no mês passado.

quarta-feira, 15 de março de 2017

A Grande Aposta

A Grande Aposta (The Big Short, 2015) foi um filme que tava lá nas minhas indicações da Netflix e acabei assistindo.



Fala sobre a crise imobiliária que estourou nos EUA em 2008 e como isto foi previsto por umas poucas pessoas, que foram ignoradas e aí deu no que deu.

A história é dividida entre 4 núcleos, todos buscando lucro apostando na ~desgraça do mundo~, o que no começo não foi levado a sério, afinal, quem aposta contra o sistema? Quem quer a decadência da economia?

É um misto de documentário com comédia e umas pitadas de drama, pois alguns dos personagens têm crise de consciência ao perceberem que estão lucrando com o prejuízo de milhões de pessoas. (menos o Ryan Gosling, ele é sociopata, hahaha, as críticas dizem que ele tem a mesma altivez do DiCaprio em Lobo de Wall Street, mas shame on me, ainda não assisti esse).

O filme tenta mostrar como funciona todo o sistema bancário dos EUA e como a liberação de crédito imobiliário é fragilmente embasada em... nada? Fiquei de cara na cena em que ~o virgem de 40 anos~ vai questionar a doida responsável por uma dessas agências de análise de risco, famosas por distribuírem ratings aos investimentos disponíveis ao mercado. Eles basicamente inventam notas só para agradar aos bancos, se não for a S&P, vai ser a Moody's ou a Fitch, então não tem para onde correr.
Talvez tenha sido ~licença poética~ para polemizar, mas não duvido que nada do tipo aconteça na vida real, até porque o filme foi baseado em um livro que ainda não li e tem o mesmo nome (em português o título é A Jogada do Século).

De qualquer forma vale a pena assistir, até porque o filme deixa com a impressão de que uma catástrofe do mesmo nível não é impossível de acontecer novamente.