:)

sexta-feira, 10 de março de 2017

Como migrar para iConta do Itaú - parte 1

Há algum tempo comentei que ainda pagava TED para fazer as transferências para a corretora, e, por isso mesmo, sempre esperava acumular alguma quantia decente para fazer essa transferência apenas uma vez por mês.

Ninguém me xingou porque são todos muito educados nessa blogosfera de finanças, rs, mas eu sei que é muita burrice ainda continuar pagando essas taxas.

A verdade é que era um pouco de comodismo e preguiça. Eu simplesmente odeio ir ao banco. Desde que tenho conta em banco me viro muito bem com um caixa eletrônico e o bankline, nunca precisei ficar indo em agências ou em caixas para resolver minhas situações ou pagar boletos. Só ia à agência quando era obrigada, as últimas duas vezes foram para fazer o cadastro da biometria e pra ser enganada (quando fizeram upgrade do tipo de conta). E essas duas visitas tiveram um intervalo de uns 2 anos. Antes disso acho que fazia uns 4 anos que não ia à agência. E antes ainda, mais uns 5, só fui para abrir a conta mesmo.

Quando tinha problemas conseguia resolver pelo telefone e assim eu seguia, achando que era feliz.

Foi então que descobri as tais contas digitais, contas eletrônicas, nomeiem como quiserem. Acredito que 90% dos blogueiros de finanças são adeptos dessas contas. Elas são maravilhosas porque não cobram mensalidade e porque têm DOC/TED ilimitados digrátis.

Eu tentei negociar com meu gerente, pedindo ao menos um DOCzinho mensal gratuito, afinal, eu só faço um investimento por mês. Ele veio com papo de que aí era preciso contratar um pacote diferenciado, etc, etc.
Nem quis saber dos valores, mas daria na mesma que pagar mensalidade + o TED mensal que eu fazia, possivelmente até mais caro.
Falei que desse jeito não me servia e perguntei da iConta.
Fui solenemente ignorada. (tudo isso por mensagem no app do Itaú)

Quer me deixar puta é me ignorar, já tava com sangue no zóio e aproveitei uma folga para ir até o banco fazer a tal mudança.

Vejam só as novidades:
Como eu JÁ utilizava mais os canais digitais do que a agência física, migraram minha conta Uniclass para Uniclass Digital (e ninguém me avisou. eu acho). Meu gerente "não existe" aqui na minha cidade. O contato com ele é só por meios eletrônicos e telefone. Achei chic digital, mas desnecessário da mesma forma.
E foi isso que acabou me fodendo, pois ELE deveria dar entrada na ~papelada para eu baixar o nível da minha conta. Sorte que a minha antiga gerente foi legal e na hora mandou um e-mail pra ele. Menos de 2min depois recebi a ligação do kiridinho e falei que queria mudar pra iConta. Ele disse que eu perderia o "atendimento diferenciado", eu retruquei "que exatamente por isso não via sentido em manter a conta assim, afinal, eu faço tudo sozinha e online".

Resumo:
- pode levar até 30 dias para essa transferência
- no meu caso eu deveria passar de Uniclass Digital para Uniclass para Itaú Varejo para depois pedir iConta (parceiros de conta digital, na visão do banco somos a ralé, mesmo que tenhamos mais dinheiro guardado que nossos gerentes)
- o gerente disse que ia pedir com urgência a mudança e que ia pular do UD direto para o Varejo e aí era só eu ir até a agência pedir a "transformação" (meio RuPaul's Drag Race)
- eu falei "putz, 30 dias?" ele disse que era o prazo máximo, mas já aconteceu de clientes dele conseguirem em 1 semana.
- vou ter que voltar no banco - FUUUUUUUU
- o número da conta continuará o mesmo :D

Eu já estava com um plano B, se ficassem de rosca para mudar minha conta eu pediria para fechá-la e ia tentar abrir uma DigiConta no Bradesco, tinha até levado toda a documentação que precisaria, caso fosse necessária essa atitude drástica.
Eu sei que é errado, mas no fundo eu sou apegada ao Itaú, rs. Gosto do app deles e acho de todos os outros bancos inferior, não queria mudar, haha.

Aguardem cenas dos próximos capítulos, veremos se tudo correrá bem.

23 comentários:

  1. Olá, Ryca :)

    Minha primeira conta bancária foi no Itaú, em 2010 e em 2014 consegui migrar numa boa pra iConta, nessa época eles ainda não estavam tão mimizentos quanto a isso. Fiz a digiconta do Bradesco, mas o sistema de biometria deles não lia minha mão nem por um cacete e por isso nunca usei, já deve estar inativa.

    Recomendo que fique mesmo na iConta, continue tentando porque o serviço do app deles é realmente bom. E se tudo der errado, vai pro Intermedium, em 48h vc faz uma conta e é tratada muito bem.

    Vou acompanhar sua saga, boa sorte.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jacqueline! =)

      Acho que já vou completar uns 10 anos como cliente Itaú, sempre fui bem atendida por eles, mesmo após ter mudado de agência, acredito que esse problema tenha sido pontual e meu gerente um fdp.
      Tenho pensado em abrir conta no Intermedium, todo mundo fala muito bem e eles tem uns CDBs interessantes, você é cliente deles?

      Excluir
    2. Sim, sou. E por enquanto só tenho boa opinião sobre eles. CDB liquidez diária a partir de R$ 500,00 e LCI pra 6 meses a partir de R$ 1.000,00. Ele tem os mesmos benefícios da iConta e pra depositar nele é a coisa mais fácil: vc tem direito a gerar 10 boleto por mês, entao vc gera o boleto e paga o valor que quer deixar na conta. Pra retirar dinheiro ou vc recebe naqueles caixas 24h ou vc faz TED pra um banco que tenha muita agência (Itaú, etc) e retira por ele.

      Eu ainda não recebi o cartão deles, mas sei que não tem anuidade. Vale super a pena abrir a conta deles.

      Um abraço :)

      Excluir
  2. Estou passando exatamente por isso! De Uniclass para digiconta o trâmite é surreal e cada gerente fala uma coisa. A diferença é que, no meu caso, minha agencia era dentro da empresa que eu trabalhava e, então, quando saí, mudaram para outra agência em uma zona X da cidade. Agora, ninguém sabe me informar onde essa tal agência fica. Pense na minha felicidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que ódio!
      Mas você como Uniclass tem atendimento diferenciado (como bem pontuou meu gerente). Tenta resolver por e-mail ou telefone.
      Esse processo (quando feito corretamente), não pode levar mais de uma semana.

      Excluir
  3. Ryca, você gosta de astronomia? Bem, fato é que se existirá a possibilidade de viajar no tempo um dia, não feche a porta na cara de alguém que dizer ser seu parente do futuro.

    Ou seja, o nosso presente pra quem está no futuro é passado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente do futuro só é bem vinda se trouxer os números da lotofácil do próximo sorteio.

      Excluir
  4. Já BB conta digital
    Nunca paguei mensalidade ou Ted
    Dá uma olhada na conta digital do BB.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BB não tem mais conta digital desde o ano passado...

      Excluir
  5. Amiga, voltei com o blog reformulado.

    Vou postar apenas em inglês, mas você pode ver em português traduzindo com o plugin do Google que coloquei lá.

    O intuito da mudança é pra eu me forçar a escrever em inglês e também para o blog ganhar o mundo.

    A linha do blog continua a mesma: ações, ETFs, investimentos no exterior, John Bogle, comportamento pessoal, biografias, livros, sites, dicas de economias pessoais, superação, trabalho e estudo, Jéssica Chastain também.

    Atualização mensal e resultado anual continuam. Análise de resultados de ações brasileiras sempre que sair o anual.

    Mudei o sistema de comentário para o sistema do Disqus (lê-se “Discuss”), essa é uma ferramenta muito bacana pq assim vc vai ver todos os seus comentários e suas respostas e discussões num canto só, se não conhece se cadastre no site Disqus.com vale a pena sim.

    Agora dá pra treinar o inglês lá e deixar sua participação. Você está no meu blogroll.

    Grande abraço,

    Frugal Simple.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Frugal!
      Continuo acompanhando seu blog, é bom para treinar meu inglês também, rs.

      Excluir
  6. Opa! Se puder adicionar meu outro blog no blogroll, ficarei grato: Porta dos Investimentos (http://portadosinvestimentos.blogspot.com.br)

    Adicionarei seu blog neste novo blog também!

    Muito obrigado e um abraço!

    Ps.: Desculpe a mensagem fora do tema, blog novo, tem que pedir aos amigos ajuda! Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vdc!
      Já tinha visto esse seu blog novo, só não tive tempo de dar uma lida. Em breve visito.

      Excluir
  7. poisé... eu mantenho uma CC no BB pois o meu colchão de emergência é uma LCA com liquidez... mas com a selic em queda, isso renderia mais em outros bancos... tenho q pensar melhor sobre.

    e eu tb nos últimos 3 anos, fui na agência umas 3 ou 4 vezes.

    ResponderExcluir
  8. É impressionante como têm um descaso tão grande qdo a gente deseja um serviço gratuito dos bancos. Tive problemas que me estressaram muito com a Caixa.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, mas com a Caixa não dá, é o pior banco disparado.

      Excluir
  9. Ryca, boa alternativa.

    Bem, mudando de assunto, gosto de mulheres estilo Mariana Ruy Barbosa, não precisa ser ruiva, pode ser loira, cabelo preto ou castanho.

    Quando eu for ter uma namorada onde devo encontrar uma garota assim? Não gosto de baladas. Chegar em uma garota na rua talvez fique estranho, chamar conversa pelo facebook é mais seguro? Tem que saber se a garota já namora.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. huahuauha as pessoas não andam em grupos por semelhança física, que viagem
      Dica básica: quanto mais você se preocupar com relacionamento, menos vai ser feliz nessa área.
      Relaxa que uma hora você encontra alguém ;)

      Excluir
  10. Ryca, infelizmente todos os bancos são complicados... estou na saga com o Bradesco, se não der certo, vou de Intermedium! Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deu certo pra você no Bradesco? Vi que eles cancelaram a conta digital...

      Excluir
  11. gostaria de saber se o gerente da conta fisica continua o mesmo após a migraçao para iconta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu caso não porque saí do segmento Uniclass para varejo.
      Mas acredito que seja o mesmo gerente "normal" da agência que voce tem conta. Lembrando que se você usar serviços na agência (tipo direto no caixa ou com gerente), eles podem te cobrar um valor avulso.

      Excluir

Os comentários são moderados. Não falte com educação :)