A Grande Aposta (The Big Short, 2015) foi um filme que tava lá nas minhas indicações da Netflix e acabei assistindo.
Fala sobre a crise imobiliária que estourou nos EUA em 2008 e como isto foi previsto por umas poucas pessoas, que foram ignoradas e aí deu no que deu.
A história é dividida entre 4 núcleos, todos buscando lucro apostando na ~desgraça do mundo~, o que no começo não foi levado a sério, afinal, quem aposta contra o sistema? Quem quer a decadência da economia?
É um misto de documentário com comédia e umas pitadas de drama, pois alguns dos personagens têm crise de consciência ao perceberem que estão lucrando com o prejuízo de milhões de pessoas. (menos o Ryan Gosling, ele é sociopata, hahaha, as críticas dizem que ele tem a mesma altivez do DiCaprio em Lobo de Wall Street, mas shame on me, ainda não assisti esse).
O filme tenta mostrar como funciona todo o sistema bancário dos EUA e como a liberação de crédito imobiliário é fragilmente embasada em... nada? Fiquei de cara na cena em que ~o virgem de 40 anos~ vai questionar a doida responsável por uma dessas agências de análise de risco, famosas por distribuírem ratings aos investimentos disponíveis ao mercado. Eles basicamente inventam notas só para agradar aos bancos, se não for a S&P, vai ser a Moody's ou a Fitch, então não tem para onde correr.
Talvez tenha sido ~licença poética~ para polemizar, mas não duvido que nada do tipo aconteça na vida real, até porque o filme foi baseado em um livro que ainda não li e tem o mesmo nome (em português o título é A Jogada do Século).
De qualquer forma vale a pena assistir, até porque o filme deixa com a impressão de que uma catástrofe do mesmo nível não é impossível de acontecer novamente.
Olá, Ryca.
ResponderExcluirVou assistir a este filme.
Um filme mais antigo, de 2011, chamado "O dia antes do fim" (Margin Call) também vale a pena.
Bléé, esse não tem na netflix, vou tentar baixar, rs.
ExcluirFilmaço, muito bacana. Mostra que a mídia e os governos mentem muito.
ResponderExcluirÉ importante também para que o investidor fique atento às crises e às oportunidades.
Sobre o Lobo de Wall Street, recomendo que tire as crianças e as senhoras idosas da sala. É muita sacanagem, nudez, sexo beeeem simulado, consumo de drogas o tempo todo.
hahaha o que seria sexo beeeem simulado?!
ExcluirFilmaço... Christian Bale e Steve Carell sensacionais.
ResponderExcluirLobo de Wall Street muito bom também.
Anon fã das GPs.
Só tenho assistido seriado, preciso ver esse logo.
ExcluirAdoro cinema e acho válido posts assim.
ResponderExcluirBom, mudando de assunto: Quando eu tiver uma namorada eu e ela vamos nos ver mais em encontros? Fica chato levar namorada pra casa dos pais porque não é um lugar grande entende.
Talvez a garota more sozinha ou a casa dos pais dela seja maior. Porém é algo que se tem que pensar!
Se não tem lugar pra privacidade, o mínimo é se ter um carro.
Tendo chave na porta não importa o tamanho da casa, hauhuauha.
ExcluirEsse filme é muito bom, vale muito a pena assistir.
ResponderExcluirAbs.
Olá, Ryca!
ResponderExcluirEsse filme é muito bom (apesar de preferir O Lobo de Wall Street) e quando o vi, estava com meu ex e me senti a fodona por ter que explicar umas coisinhas de economia pra ele haha.
Um abraço :)
hahaha também expliquei uma ou outra coisa pro meu namorado, mas ele não quis assistir =(
ExcluirOlá,
ResponderExcluirSabe que ainda não vi esse filme?
Está na lista faz tempo. O margin call e o wall street 2 eu já assisti e gostei.
Abçs!
Nossa, preciso rever Wall Street, não lembro direito e entendia porra nenhuma de finanças/economia (não que agora eu entenda muito, haha).
ExcluirFilmão!
ResponderExcluirTambém curti =)
Excluirse tem no netflix irei assistir
ResponderExcluirvaleu pela dica
A qualquer momento pode rolar no BR. haha
ResponderExcluirA grande aposta é um dos meus preferidos. Li o livro em que esta baseada faz alguns anos e foi uma das melhores leituras até hoje. Adoro as filmes do Ryan Gosling por que ele sempre surpreende com os seus papeis, pois se mete de cabeça nas suas atuações e contagia profundamente a todos com as suas emoções. Adoro porque sua atuação não é forçada em absoluto. Excelente filme, desfrutei muito, recomendo seu filmografia!
ResponderExcluir