:)

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

A primeira renda passiva do ano: R$5,88

O primeiro aporte em FIIs desse ano foi menos de R$600. No mês subsequente recebi R$5,88 referente aos alugueis, o equivalente a +/- 1% de rentabilidade.

É um valor ridículo? Não compra nem uma garrafa de Coca-Cola?
Tudo verdade, mas caiu na minha conta sem eu precisar me esforçar. Botei o dinheiro para trabalhar pra mim e no mês seguinte ele me rendeu frutos.

Essa é a mágica que a gente tanto gosta de ver ao fazer o fechamento mensal. Valorização de cota é sempre legal, mas ver o valorzinho na conta, como se fosse realmente um aluguel mensal, dá uma sensação ótima e ajuda a manter o foco no caminho da riqueza.

Na retomada do caminho à Independência Financeira esses parcos valores são muito motivadores. Não pelo valor real deles, mas pela mensagem intrínseca que passam: plante e colherá os frutos.

Confesso que me sinto meio idiota de compartilhar minhas migalhas, mas sei também que pode servir de motivação a quem está começando.

Não aceito (e nem você deveria aceitar) a desculpa do "mas eu não tenho dinheiro". Todo mundo gasta facilmente 10, 50, 200 reais por mês em coisas desnecessárias, que não afetam a qualidade de vida mensal e é possível começar a investir com esses valores.

E tudo bem se você não quiser juntar seu primeiro milhão ou viver dos seus rendimentos, mas lembre-se de que todos nós vamos envelhecer. É obrigação de cada um de nós cuidarmos do nosso corpo e criar um ambiente favorável para quando a velhice chegar.
No bom português: junta dinheiro pra pagar suas contas quando ficar velho e doente, huahuahu.

26 comentários:

  1. Eu não estou nem aí com rendimentos, o que importa é aumentar os aportes, só isso.

    Tenho tudo em CBD diário pra não me preocupar em ficar analisando cotas/empresas etc...

    E se tivesse milhões deixaria tudo em tesouro selic, já que o governo me garantiria tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra sempre não, mas enquanto estiver aportando não posso perder tempo com rentabilidade e sim gastar tempo pra buscar aumentar o aporte pra chegar mais rápido na riqueza.

      Excluir
    2. Prefiro focar nisso durante a caminhada em vez de ter que me incomodar quando a IF chegar.
      Eu quero automatizar o máximo possível meus investimentos ;)

      Excluir
  2. Parabéns pela renda passiva, Ryca! Alguns começaram já do alto, mas muitos começaram com 5 contos. É um trabalho de formiguinha!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha renda passiva nunca foi muito alto, mas tô ansiosa pra quebrar meus próprios recordes! haha

      Excluir
  3. Receber renda passiva é uma coisa muito boa. Eu tento não contar com ela e quando chega no fim do mês, parece que meu salário foi maior, muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu caso não dá pra ter essa sensação ainda, mas é essa a meta, ahhaha.

      Excluir
  4. Alcançar a IF até os 40 anos é uma boa idade. Não adianta esperar chegar nos 60 pra viver de renda. Mesmo nos 50 ainda é tarde. A pessoa não vive. Tem que ser o mais cedo possível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vida é agora, prefiro equilibrar a rotina do que ter de esperar décadas pra poder "viver".

      Excluir
    2. Também estou com esse pensamento para minha vida.

      Excluir
    3. Por isso o ideal é alcançar a IF aos 30, ou pelo menos a semiaposentadoria. Depois é sem preocupação nenhuma em trabalhar feito louco pra guardar cada vez mais.

      Excluir
    4. O ideal é viver em equilíbrio, sem precisar se matar de trabalhar. Tenha um plano bem definido focando na sua segurança financeira que tudo flui.

      Excluir
  5. Ótima postagem para incentivar nós reles mortais que estamos começando agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto de ver a evolução de todo mundo, vai ser muito satisfatório daqui um tempo olhar os arquivos antigos! (menos no meu caso, pq tô mais pobre, ahahhaa)

      Excluir
  6. Nunca é tarde pra começar! Lembro dos meus primeiros 2 reais de FII, o negócio é a disciplina pra aguentar aportar todo mÊs e ver resultado num médio prazo
    Sucesso

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Ryca, continue com a consistência nos aportes e boa sorte!

    ResponderExcluir
  8. Como não tive filhos e sou solteiro, IF pra mim é muito fácil, meu custo de vida é ridiculamente baixo morando com os pais.

    A diferença que sobra das despesas obrigatórias acaba ficando tudo pra lazer se eu quisesse gastar tudo com isso.

    Quem sabe pagar um aluguelzinho, mas não sei se compensa. O "you tuber" Alexandre Tasca tem 43 anos solteiro também, podre de rico e mora com a mãe numa baita casa. Isso que ele tem casa na Europa e nos Eua. Ele pode morar onde ele quiser, 20 milhões de patrimônio.

    Ai eu um mero mortal gastar com aluguel... não sei, vamos ver...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada um sabe o que é melhor pra si e é legal ver essas possibilidades baseando-se nas escolhas alheias. Mas acho que é importante pra maturidade e responsabilidade morar sozinho e ficar totalmente responsável por gerenciar uma casa.

      Excluir
  9. Boa, Ryca!!
    O importante é começar e tentar realizar aportes mensais. Assim, vc verá a bola de neve crescendo aos poucos.
    Bons investimentos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tão aos poucos que a bola de neve tá derretendo ahuahua

      Excluir
  10. Parabéns Ryca!

    Qualquer retorno sobre os seus aportes é um acontecimento significante! Embora os números possam não contar uma história tão emocionante, o importante é que o framework para enriquecer está já em funcionamento, e você está acumulando patrimônio. Melhora com o tempo, também.

    No final das contas é isso que você falou mesmo: "não tenho dinheiro" não é uma desculpa aceitável; todo mundo fala isso mas está lá, no bar, fazendo happy hour na sexta-feira.

    Abraços e seguimos em frente!

    Pinguim Investidor
    https://pinguiminvestidor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que sou a única que diz "nao tenho dinheiro" e realmente fica em casa, ahhahaha.

      Excluir
  11. "Confesso que me sinto meio idiota de compartilhar minhas migalhas, mas sei também que pode servir de motivação a quem está começando"

    Exatamente isso!!! Suas postagens motivam demais, até pq a finansfera tem muito gente diferente e nem todos podem aportar 15-20k por mês.

    O negócio é seguir em frente. Dizem "Ah If só vale se chegar com 30 anos", "ah um milhão de reais não é if", "o que adianta guardar pra morrer dps". Ok, obrigado pela opinião, mas sigo em frente.

    Continuo acompanhando e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A regra é só uma: descubra sua necessidade, o que você almeja e siga esse propósito.
      O resto das opiniões que guardem pra eles :)

      Excluir

Os comentários são moderados. Não falte com educação :)