:)

sábado, 10 de dezembro de 2016

Histeria em Massa com a Reforma da Previdência

Essa semana só o que se falou foi sobre a Reforma da Previdência. Todo mundo contra e achando um absurdo.

No facebook está rolando uma imagem de uma matéria exibida pela Globo News, absolutamente todos os comentários que li são de pessoas ultrajadas.


Os comentários são os clássicos "nossa, que fácil" até os irônicos "puxa, não sabia que precisava de um time de economistas para me dizer que 1 milhão rendem 5 mil reais".

Não entendo como todas essas pessoas - que têm emprego formal há muito mais tempo que eu - contavam com o INSS. Já faz pelo menos uns 5 anos que se fala da tal necessidade da reforma da previdência. Os avisos foram muitos e vêm ocorrendo há anos. Por que então as pessoas insistem em continuar contribuindo para o INSS? Ou melhor, elas sabendo do risco que corriam, porque insistiram em não pensar em alternativas?
Ah, claro. Tomar atitude dá mais trabalho, reclamar é tão mais simples é efetivo. (#sqn)

Não me espantei com as medidas sugeridas, e não vi nada demais nessa chamada. Provavelmente porque nunca cogitei contar com o INSS. Desde que descobri que existia "essa coisa de se aposentar" fala-se em problemas na previdência, logo de cara, lá pelos 8 anos de idade, entendi que se aposentar do modo como todo mundo acha que tem de ser, não é uma coisa boa.

Gente, eu já acho absurdo você ter que trabalhar por 30/35 anos para poder se aposentar. A adição da idade mínima já foi mais um sinal para mim - mesmo ainda na infância - de que não era isso que eu queria pro futuro.
As pessoas se incomodam pelo tempo a mais que precisarão trabalhar para ter direito à aposentar-se, como se a opção anterior fosse muito justa e maravilhosa.
A média do tempo de vida do brasileiro subiu para 75,5 anos, mas sabemos que poucas são as pessoas que têm qualidade de vida. Que diferença vai fazer você trabalhar 5 anos a mais se vai continuar sendo no fim da sua vida?

Eu sei que não somos ensinados a pensar, pro sistema funcionar é ideal que sejamos alienados e sigamos a manada, mas ninguém se incomoda em ter de aceitar que "precisamos" trabalhar até os 60+ anos e contribuir 30 e tantos para só então "curtir sua vida" sem fazer a mínima ideia de quanto dinheiro terá?

A previdência do jeito que é, sempre me incomodou. Felizmente consegui aprender sobre finanças pessoais e investimentos. Talvez um pouco mais tarde do que gostaria, mas pelo menos nem tudo está perdido, rs.

Além do mais, nada melhor do que ter o controle total sobre a própria vida. Saber exatamente onde meu dinheiro está e o que ele está "fazendo" me dá muito mais segurança.

Sei também que muita gente não sonha em parar de trabalhar ao atingir a Independência Financeira, mas há um consenso de que é muito melhor trabalhar porque quer e no que gosta, sabendo que seu futuro está garantido de verdade.

Essas mudanças na prividência vão ferrar com muita gente, mas talvez também sirvam pra abrir os olhos de outras pessoas e fazer com que, ao menos parte da população, aprenda a tomar conta do próprio dinheiro.

12 comentários:

  1. Voce tem que ver os comentarios a respeito desta foto na comunidade do face "socialista morena".. Cada porcaria que voce lê lá. Maioria achando que é obrigação do Estado ser babá de todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até acho que o estado poderia contribuir de uma certa forma, mas é ridículo a população achar normal outra pessoa gerir o dinheiro que é pra ser dela.
      Nada me irrita mais do que os impostos obrigatórios da previdência chamados falsamente de "contribuições".

      Excluir
  2. talvez também sirvam pra abrir os olhos de outras pessoas e fazer com que, ao menos parte da população, aprenda a tomar conta do próprio dinheiro.

    Nunca kkkkkk. Agora que vao gastar como loucos. Se enterrando em financiamentos de casa e carro. Afinal, na mente da maioria, os dois sao os principais ativos e investimento para a velhice. E para os brasileiros mais ousados tem PGBL e VGBL e a famigerada poupanca. Acoes, empreendedorismo, FIIs, titulos sao coisa pra louco. Nunca que o brasileiro vai aprender a investir para o futuro. Penso que nos, que temos essa visao diferenciada de como usar nosso dinheiro, sejamos predestinados por uma Forca Espiritual Superior a sair dessa corrida de ratos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aos poucos vou tentando ensinar minha mãe. Primeiro já corrigi ela dizendo que poupança não vali a pena, então ela sugeriu títulos de capitalização, hahaha.
      Aí já expliquei que os títulos eram piores ainda.
      Da última vez, com esse papo de reforma da previdência ela falou de começar uma previdência privada, já sai gritando "NÃÃÃÃÃOO", haha.

      As pessoas se vangloriam tanto de ter o próprio dinheiro, porque são tão relutantes em aprender a administrá-lo?

      Excluir
  3. Concordo com você Ryca,

    Isto serve de alerta pra muita gente, pena a maioria vai perguntar do gerente do banco como se preparar para a aposentadoria

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior são os que não perguntam e apenas seguem as indicações do gerente (já fui assim) =/

      Excluir
  4. Pois é, Ryca!

    As pessoas não querem acordar do pesado sono em que vivem, têm medo de que a vida real seja mais obscura que a vida dormindo...

    Muitos acham que direito é o supra sumo de tudo, mas não sabem que um direito só pode ocorrer quando é viável a sua aplicação. Quando não o é, como no caso da realidade econômica/contábil que nos encontramos e nos encontraremos, não há nada que se possa fazer.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixaram por anos um governo ~desgovernado~ cuidando do dinheiro deles, sabendo o nível absurdo que é a corrupção e má gestão brasileira, estavam esperando o que em troca?

      Excluir
  5. Acho esta história de "aposentadoria" é para otários. Nós iremos trabalhar até o final de nossos dias nesta Terra (a não ser que você se torne um vegetal humano). É apenas uma questão de tempo até esta instituição chamada INSS quebrar e mandar os iludidos com o descanso terreno para o inferno financeiro. A prioridade básica é alimento, a maioria pessoas jogaram no lixo a cultura alimentar e terras que alimentaram gerações & gerações para comprar algumas quinquilharias superfaturadas no mercado da esquina. A saúde da "maioria" dos velhos de ontem já esta toda fodida. Nem quero imaginar lá por volta de 2030 (estarei com 39 caso fique vive até lá) a saúde desta geração mais nova que usa droga a role e só come tóxicos. A violência urbana vai continuar subindo e ninguém esta nem ai se você for esfaqueado ou estuprada. Agora entendendo porque tantos idosos são saudosistas com relação ao passado. Ótimo "eusouryca", continue o bom trabalho e boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos essa visão de que "antigamente" que era melhor, mas as variáveis eram outras.
      Devemos nos adaptar e buscar pelo melhor para nós.

      Excluir
  6. Tomara que as pessoas aprendam que não é e nem deveria ser papel do Estado bancar o aposentado ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não cuidam do dinheiro, depois o capitalismo que é selvagem.

      Excluir

Os comentários são moderados. Não falte com educação :)