Ao mesmo tempo que é empolgante, também é bem desmotivante. Acompanho essa galera super focada e que evoluiu bastante nos últimos dois anos e rola uma frustraçãozinha, mas não tem o que fazer. Reclamar não vai mudar minha situação, então o jeito é pôr a mão na massa.
Portanto, estou começando uma carteira nova, zerada e colocarei valores ínfimos, só pra sentir que estou fazendo alguma coisa e voltar ao maravilhoso hábito de poupar com frequência e retomar o controle de finanças de forma adequada.
Dito isto, a primeira meta de todas é: fazer o primeiro aporte. De qualquer valor (será ridículo, não riam da minha cara), mas destinado a compor a reserva de emergência, que é por onde todo mundo deveria começar.
O objetivo aqui é não perder o foco e ver o que dá pra fazer ao longo dos anos, mesmo com um poder de aporte baixo.
Objetivos de 2019:
- fazer primeiro aporte
- atingir R$151 (hahaha depois explico o porquê)
Acho que o desânimo em alguns momentos é normal, essa caminhada da IF é longa.
ResponderExcluirMas faça sua parte, a única coisa que de fato podemos fazer na vida é a nossa parte.
Pois é, não vou me deixar abater.
ExcluirMuito legal isso! Tem razão, não adianta muito aportar e os juros comerem tudo que se teria de rendimento, embora seja perigoso ficar sem reserva de emergência correndo risco de, em uma emergência, precisar pegar emprestado novamente! Sugiro começar esta reserva o mais rápido que puder.
ResponderExcluirAs vezes sinto que to precisando de um reboot desse, desde a vida pessoal (relacionamentos) até a profissional (que implica no financeiro também). Tenho receio de que, com o trade, eu precise algum dia reiniciar do zero também se não chegar logo à consistência.
Boa sorte neste novo início!
K.T.
Olha, considerando que, até hoje, nunca precisei usar a reserva de emergência, nem é isso que me incomoda. Incomoda o fato de ainda estar pagando as dívidas, hahaha.
ExcluirEsses tempos revisei meu extrato bancário dos últimos 10 anos. O que perdi de dinheiro pro maldito cheque especial... e tendo a reserva lá na poupança. Pois é.
Quanto ao seu trade... já considerou utilizar apenas u ma % limitada do capital para isso? Só mexe no valor X e pronto, pelo menos a reserva fica sempre por lá.
Bora lá Ryca, todo mundo começou do zero tbm! ;)
ResponderExcluirÉ verdade! Mas pouca gente começa o blog junto com a quantia de 0 reais poupada, ahahaha.
ExcluirPelos padrões exibidos maioria dos blogs da finansfera é praticamente fire.
ResponderExcluirSerá ótimo aprender e nos ajudar do início sem ser atropelado pelo trem andando. Alguns são trem bala diga-se de passagem rs.
Eu acho que nunca vi alguém começar um blog do zero, sempre tem algum montante guardado.
ExcluirVamos ver como eu me saio. hahaha
Ryca, eu acho que é isso que me impede de começar um blog, sabia? Estou tentando terminar 2019 com 15k investidos, mas comparado ao pessoal dos blogs que acompanho, este valor é tão pequeno!
ExcluirEssa tua postagem me animou para tentar começar a falar sobre minha saga (na verdade vez ou outra me animo, mas desanimo logo).
Abraços!
Ana
Ana, tem alguns blogs de pessoal com valores mais baixos e que até começaram do 0, não vou lembrar o nome de cabeça, mas deve estar aqui no meu blogroll, hehe.
ExcluirMas eu acharia interessantíssimo ler um blog do início, se você decidir começar, volta aqui e me passa o link!
O bom de criar blog para isso, é que ele te motiva a poupar mais e fazer os valores crescerem, principalmente no início, que é o momento mais difícil!
Não se intimidem pelo fato de começar do 0, procurem fazer o melhor que vocês puderem e bola pra frente.
ExcluirExatamente, todo mundo começa do 0, o importante é persistir :)
ExcluirOlá Dona Ryca...
ResponderExcluiro importante é ter um planejamento e determinação pra sair da situação atual...
Tem um amigo nosso aqui da finansfera que começou o blog com valor negativo de dividas que tinha e hoje em dia ja esta investindo.Não lembro qual blog.
Mas é isso ai, bola pra frente e tudo vai dar certo.
Exato.
ExcluirSe você lembrar o endereço, me avisa! Adoraria ver as postagens de alguém desde o início.
Uma coisa é começar do zero, outra é poder voltar no tempo começando do zero.
ResponderExcluirÉ imperdoável o que você fez. Perdeu o bem mais precioso, tempo!
Ta ai agora o resultado. Irresponsável!
Imperdoável pra quem?
ExcluirSe orienta que eu não tô interessada em conselhos tirados do cu (alheio).