:)

quinta-feira, 4 de abril de 2019

"Como é que faz pra guardar dinheiro?"

Volta e meia o assunto finanças aparece na roda de amigos.

A maior parte dos amigos é bem ignorante quando a questão é investimento, não entendem nada de nada. Uma outra parte tem amigos que são consultores de investimento, trabalham com isso e esses são os piores, porque acham que sabem tudo e não aceitam opiniões contrárias, hahaha. Os extremos são sempre péssimos.

Uma coisa que me incomoda bastante, é que não saio por aí dizendo que todo mundo deveria economizar dinheiro, nem como cada um deveria investir a sua grana, mas quando acontece da pessoa se interessar e vir tirar alguma dúvida comigo, ela me faz perder tempo.

Perder tempo porque o que entra por um ouvido sai pelo outro. A pessoa te enche de perguntas, quer saber sobre tudo pra no final não fazer nada. Só fez perder meu tempo, não assimilou coisa alguma e vai continuar financiando carro em 60 meses.

Além daquela ladainha básica "ah, mas eu não consigo guardar dinheiro, por isso consórcio vale a pena pra mim, porque é uma conta fixa". Mano. Sério. Não tem coisa que me faça revirar mais os olhos do que dizer que qualquer outra parcela é o único jeito de "juntar dinheiro" ou "ter" as coisas porque a pessoa não tem o autocontrole de separar uma quantia X todo mês, assim que o salário cai na conta.
Pelamordedeos, sabe? É muita falta de noção das coisas.

Quando o assunto já começa a enveredar pra esse caminho eu já solto um "a primeira coisa que você tem que fazer é sua reserva de emergência; guarda o equivalente a 6 meses do seu salário - pode ser na poupança mesmo - e depois te explico o resto".

E nunca mais fala-se sobre isso =)

16 comentários:

  1. Quando tento conversar sobre osso, até mesmo na repartição pública, parece que sou um E.T que o certo é viver a vida e gastar o dinheiro todo rs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito enraizada essa cultura de não pensar no amanhã... infelizmente esse conhecimento que adquirimos não é acessível para todos, então fica difícil assimilar.

      Excluir
  2. No meu trabalho somente 1 pessoa de 12 investe em algo q seria Tesouro Direto. O restante vive do salário, financia veículos, imoveis e fazem consignado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Funcionário público ama um consignado, né? ahuahua nunca vi

      Excluir
  3. É perda de tempo mesmo dar conselhos sobre finanças. Falar para montar uma reserva e ofender a mae para alguns.

    Para outros que conseguem, ao atingir um montante legal vão lá e consomem a reserva com besteira!

    E essa galera que não quer investir por causa de morrer, poxa não falamos para colocar TODO o dinheiro em um investimento, e sim uma parte.

    Aí a pessoa escolhe se a parte será grande ou pequena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra quem ganha pouco ou nunca conseguiu juntar nada, começar com R$10 que seja, já é um grande avanço. Mas ninguém pensa assim e a desculpa é sempre a mesma: "mas não sobra dinheiro".
      É porque está fazendo errado, não tem que sobrar, tem que separar antes de gastar.
      Qualquer pessoa gasta, pelo menos R$50 no mês em algo que não faz ideia. Melhor seria pegar esses R$50 e poupar.

      Excluir
  4. Eu já nem entro nesses assuntos, é perda de tempo para ambos os lados e eu perdi a paciência há algum tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda sou meio Poliana, acredito que as pessoas vão me ouvir, ahahuah.

      Excluir
  5. É por essas e outras que sou um crítico da afirmação que no Brasil falta educação financeira e isso é o principal fator de levar pessoas a ruína financeira, endividamento etc.
    De fato falta educação financeira formal, mas podemos facilmente notar que mesmo assim pessoas, mesmo de origem humilde e com pouca instrução conseguer prosperar.

    O que falta mesmo a muitas pessoas é VONTADE. Tem muita gente que simplesmente não quer poupar/investir, prefere gastar, "cutir a vida" e são pessoa em muitos casos que até não ganham mal, mas torram tudos com parcelamento de carros, viajens, baladas etc.
    É uma opção, acho que cado escolhe o que quer, não está errado, mas depois não adianta reclamar que não sobra nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, é o pensamento do consumo enraizado o problema, nem tanto a renda. Coisa que é difícil mesmo mudar.

      Excluir
  6. Olá ryca, se já é difícil conversar com a família, quem dirá com amigos e colegas rsrsrs.

    Att,
    https://goblinvestidor.blogspot.com/

    ps.: te add no meu blogroll - fica mais fácil acompanhar. A forma como escreve lembra muito a forma como falo com os outros, acabou atraindo a leitura (ninjei seu histórico de posts ¬¬')

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahah, acho que isso é bom..?
      também te add no blogroll e assim que sobrar um tempinho vou dar uma lida no seu blog!

      Excluir
  7. Me identifiquei muito c esse post. Onde trabalho, só eu que guardo dinheiro. Na verdade tem até outra pessoa que guarda, e aí "investe" em terreno e imóveis (não me importo, a vida é dela, mas um dia desses veio perguntar minha opinião, eu falei, e aí ela ficou tentando me convencer que este era um bom negócio. Paciência, né?), mas tirando essa pessoa, é a galera fazendo consórcio, juntando dívidas, tendo um padrão de vida que não pode, e ainda me chamando de muquirana kkkkk ai ai... Abração!

    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ela enxergar aquilo como ativos, realmente pode ser um bom negócio, mas não é a minha praia.
      Nunca fui chamada de muquirana, acho até engraçado, haaha.

      Excluir
  8. Acho q tem n formas de construir patrimônio. Sabia que consórcios podem ser uma forma de investimebto e alavancagem. Eu gosto de investimentos alavancados cujo próprio investimento ajuda a pagar a conta. Se você gasta 100 mil em um conso4cio de 400 mil e fica com uma parcela de 2000 e tira isso em aluguel do bem do consórcio vejo como investimento. No final mesmo qie faça contas de um dinheiro bem aplicado tem q lembrar q o imóvel também valoriza no tempo. Então acho q fica próximo de uma taxa de 8 10% ao ano..

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados. Não falte com educação :)