:)

terça-feira, 19 de julho de 2016

A fascinação do meu gerente por títulos de capitalização

Já fui bem mais anta do que hoje em dia e já tive título de capitalização. Não uma, mas duas vezes. Na primeira ainda fiz a cagada de retirar antes do prazo de carência, aquelas cagadas típicas de gente desorganizada.

À época contratei por vontade própria, pois achava que título de capitalização era uma coisa legal! Entendia menos ainda de rentabilidade e achava um saco "esses investidores" que só sabiam dizer que deixar dinheiro parado na poupança era o mesmo que perder dinheiro.
Hoje sei que não é a melhor das alternativas, mas ao menos quem pensa em poupança está pensando em economizar e acho que é um ótimo começo, haha.

Mas voltando ao gerente.
Atualmente tenho uma conta um pouco acima da média, com algumas "vantagens" devido ao montante que tenho depositado lá. A gerente anterior me botou na cagada de um VGBL e me deixou entrar em um Fundo de Renda Fixa investindo 50 mil quando o requisito mínimo era 100k.

AGORA eu vejo que é besteira ter dinheiro investido no banco em renda fixa quando eu posso administrar sozinha no Tesouro Direto. Porém foi útil, pois levei mais de 6 meses para começar a aprender a investir e foram 8 meses de rentabilidade superior a poupança.

Daí vê se não dá raiva um gerente que sabe que você já opta por outros investimentos e está vendo algumas retiradas da Poupança (que estão indo para o TD) oferecer título de capitalização.

Não é a primeira vez que ele insiste nisso. Já foi por SMS, por e-mail e só não foi por telefone porque eu nunca atendo.

Pelo menos ele admite que seria um bom negócio pra ele, hahaha.

Não acho ruim ele oferecer esses serviços, afinal, é o trabalho dele. Mas acho que valia a pena pesquisar um pouquinho mais e oferecer coisas diferentes. Oferecer título de capitalização parece coisa de gente preguiçosa, custava ele entender dos produtos do próprio local onde trabalha? Eu já neguei três vezes essa "proposta", em vez de mudar a estratégia (porque desistir eu sei que ele não vai), fica insistindo numa coisa que já se mostrou sem resultado.

Tá parecendo aquele povo que faz day-trade e só toma na cabeça, hauhua.

6 comentários:

  1. Muito bom ler um blog feminino! Fico feliz! Acompanho a maior parte da blogosfera de financas, e vejo que é muito super masculino! Mas, adoro o assunto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até hoje conheci poucos blogs de finanças feitos por mulheres e a maioria está abandonado =(

      Excluir
  2. Lembre-se do adágio: Quando um otário e um esperto se encontram, sai negócio.

    Abs.,

    VR.

    ResponderExcluir
  3. Desde que pari minha vida virou um descontrole. A 8 anos não junto 1 centavo...a 2 anos arisquei uma capitalização, mesmo sabendo das furadas...mas tem sido o único jeito, cortar na carne...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse mesmo valor que você deposita pro banco pra uma "capitalização" poderia ser investido em qualquer CDB de banco menor com maior rentabilidade e sem aquelas carências ridículas. E com rentabilidade superior.
      Vale a pena dar uma pesquisada.

      Excluir

Os comentários são moderados. Não falte com educação :)