:)

domingo, 14 de abril de 2019

Começando do 0: novas metas

Pois bem, acho que já deu pra entender que depois de todo esse tempo estou começando do zero outra vez.

Ao mesmo tempo que é empolgante, também é bem desmotivante. Acompanho essa galera super focada e que evoluiu bastante nos últimos dois anos e rola uma frustraçãozinha, mas não tem o que fazer. Reclamar não vai mudar minha situação, então o jeito é pôr a mão na massa.

Como falei anteriormente, ainda fiquei com algumas dívidas. Nada mais burro do que querer investir dinheiro enquanto os juros das dívidas são mais que o triplo do que a maior rentabilidade que já consegui na vida. Então, por ora, meu foco será juntar dinheiro para quitá-las o mais brevemente possível. Não vou ficar colocando esses valores aqui porque não faz sentido, já que ele tem uma finalidade específica e vai ser utilizado muito em breve.

Portanto, estou começando uma carteira nova, zerada e colocarei valores ínfimos, só pra sentir que estou fazendo alguma coisa e voltar ao maravilhoso hábito de poupar com frequência e retomar o controle de finanças de forma adequada.

Dito isto, a primeira meta de todas é: fazer o primeiro aporte. De qualquer valor (será ridículo, não riam da minha cara), mas destinado a compor a reserva de emergência, que é por onde todo mundo deveria começar.

O objetivo aqui é não perder o foco e ver o que dá pra fazer ao longo dos anos, mesmo com um poder de aporte baixo.

Objetivos de 2019:
- fazer primeiro aporte
- atingir R$151 (hahaha depois explico o porquê)

16 comentários:

  1. Acho que o desânimo em alguns momentos é normal, essa caminhada da IF é longa.
    Mas faça sua parte, a única coisa que de fato podemos fazer na vida é a nossa parte.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal isso! Tem razão, não adianta muito aportar e os juros comerem tudo que se teria de rendimento, embora seja perigoso ficar sem reserva de emergência correndo risco de, em uma emergência, precisar pegar emprestado novamente! Sugiro começar esta reserva o mais rápido que puder.

    As vezes sinto que to precisando de um reboot desse, desde a vida pessoal (relacionamentos) até a profissional (que implica no financeiro também). Tenho receio de que, com o trade, eu precise algum dia reiniciar do zero também se não chegar logo à consistência.

    Boa sorte neste novo início!

    K.T.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, considerando que, até hoje, nunca precisei usar a reserva de emergência, nem é isso que me incomoda. Incomoda o fato de ainda estar pagando as dívidas, hahaha.
      Esses tempos revisei meu extrato bancário dos últimos 10 anos. O que perdi de dinheiro pro maldito cheque especial... e tendo a reserva lá na poupança. Pois é.

      Quanto ao seu trade... já considerou utilizar apenas u ma % limitada do capital para isso? Só mexe no valor X e pronto, pelo menos a reserva fica sempre por lá.

      Excluir
  3. Respostas
    1. É verdade! Mas pouca gente começa o blog junto com a quantia de 0 reais poupada, ahahaha.

      Excluir
  4. Pelos padrões exibidos maioria dos blogs da finansfera é praticamente fire.
    Será ótimo aprender e nos ajudar do início sem ser atropelado pelo trem andando. Alguns são trem bala diga-se de passagem rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que nunca vi alguém começar um blog do zero, sempre tem algum montante guardado.
      Vamos ver como eu me saio. hahaha

      Excluir
    2. Ryca, eu acho que é isso que me impede de começar um blog, sabia? Estou tentando terminar 2019 com 15k investidos, mas comparado ao pessoal dos blogs que acompanho, este valor é tão pequeno!
      Essa tua postagem me animou para tentar começar a falar sobre minha saga (na verdade vez ou outra me animo, mas desanimo logo).

      Abraços!

      Ana

      Excluir
    3. Ana, tem alguns blogs de pessoal com valores mais baixos e que até começaram do 0, não vou lembrar o nome de cabeça, mas deve estar aqui no meu blogroll, hehe.
      Mas eu acharia interessantíssimo ler um blog do início, se você decidir começar, volta aqui e me passa o link!
      O bom de criar blog para isso, é que ele te motiva a poupar mais e fazer os valores crescerem, principalmente no início, que é o momento mais difícil!

      Excluir
    4. Não se intimidem pelo fato de começar do 0, procurem fazer o melhor que vocês puderem e bola pra frente.

      Excluir
    5. Exatamente, todo mundo começa do 0, o importante é persistir :)

      Excluir
  5. Olá Dona Ryca...
    o importante é ter um planejamento e determinação pra sair da situação atual...
    Tem um amigo nosso aqui da finansfera que começou o blog com valor negativo de dividas que tinha e hoje em dia ja esta investindo.Não lembro qual blog.
    Mas é isso ai, bola pra frente e tudo vai dar certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato.
      Se você lembrar o endereço, me avisa! Adoraria ver as postagens de alguém desde o início.

      Excluir
  6. Uma coisa é começar do zero, outra é poder voltar no tempo começando do zero.

    É imperdoável o que você fez. Perdeu o bem mais precioso, tempo!

    Ta ai agora o resultado. Irresponsável!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imperdoável pra quem?
      Se orienta que eu não tô interessada em conselhos tirados do cu (alheio).

      Excluir

Os comentários são moderados. Não falte com educação :)