:)

quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Agosto 2019: R$2.007,48 (+12,1%)

Agosto foi um mês bem movimentado! Na verdade, venho reparando que é o terceiro ano consecutivo que mudanças relevantes acontecem na minha vida no mês de Agosto.

Foi a primeira vez que vi a carteira render negativamente. Participar da renda variável é isso, altos e baixos. O que me impressionou foi que até meu título do Tesouro Direto fechou negativo esse mês. ué?!

Aporte Agosto: R$228,82
Renda Passiva: R$7,23
Rentabilidade Agosto: -1,04%

Mas a queda mesmo foi culpa dos FIIs, as cotas deram uma desvalorizada. Nada para alarde, os alugueis continuam sendo pagos mensalmente.

Parodiando a Concurseira FIRE, aqui vai uma imagem do que a gigantesca renda passiva de agosto pode comprar:




Vale ressaltar que é UM SÓ e quando o chocolate está em promoção por R$6,99, huahua. Eu adoro chocolate com avelã e o Milka é um dos mais gostosos (só perde pro Ferrero Rocher).


Nesse mês resolvi "me expor" ao Bitcoin (com R$50 ahahah) e fiz um minúsculo aporte na Monetus, pois sempre tive curiosidade nesses "robôs" de investimento. Dentre as opções (Verios, Warren e ela) era a com rentabilidade melhorzinha e possibilitadora do menor aporte.

Terminei de ler Carcereiros, do Drauzio Varella. Nem se compara à Carandiru (faz referência a esse mesmo livro, pois é um outro viés da mesma época em que ele trabalhou no sistema carcerário),  mas continuo amando demais o Drauzio. Médico inteligente pra cacete e tem jeitão de ser gente boa pra caralho. Queria ser amiga dele. Nessa mesma vibe de vivência em casas de detenção tem o Prisioneiras, tá na wishlist (nunca será comprado, tenho 56894 livros aqui pra ler, haahha).
Foi o segundo livro que li no ano, deve fazer uns 10 anos desde a última vez que li tão pouco assim =(

Pois então... meu número de obras lidas provavelmente não vai aumentar num futuro próximo... Comecei uma nova graduação e as leituras de sala de aula serão prioridade 🙅

Um agosto cheio de (re)começos... rentabilidade negativa, bitcoin, robô de investimento, nova apresentação do fechamento do mês, faculdade.

Como não poderia deixar de ser agosto, teve o lado ruim: um familiar idoso e muito próximo internado no hospital. O conselho que dou é para ficarem em cima de médicas e enfermeiras e perguntarem TUDO, absolutamente tudo. Questionem, perguntem, foda-se se não gostarem, não confiem cegamente em prontuários, a troca de turno é uma coisa que atrapalha muito a dinâmica de recuperação do paciente.

É isso. 


Objetivos de 2019 parte III:
- aportar regularmente até o fim do ano (estamos tentando)
- atingir 2k de patrimônio ✔

17 comentários:

  1. Agosto é sempre um mês ruim, impressionante. Para 2020 vou deixar meu bolso preparado para as compras em agosto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que essas loucuras vão acontecer antes, deixa o bolso preparado desde já, hahaah.

      Excluir
  2. A taxa selic vai subir nos próximos anos, não vão conseguir deixar ela em 4,5%. É muito baixa, então vale a pena seguir na renda fixa mesmo.

    Não se incomoda, melhor aportar 10 mil em renda fixa que mil em ações. Vamos focar nos aportes mesmo, taxista nunca fica rico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois então... eu também acho que ela está muito baixa, não sei por quanto tempo se sustenta e quão saudável isso vai ser pros próximos anos.

      Excluir
  3. Gostei da sua pegada literaria. Se quiser recomendaçoes, tem alguns livros pelo qual tenho muito apreço.

    Ja pensou em apostas esportivas?

    Explica em detalhes esse lance do bitcoin e do robô investidor. Se quiser mandar pelo email, fica melhor. (Meu email, esta no perfil blogger).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu até quero recomendações, mas meio que não quero porque não sei onde vou arranjar tempo pra ler tudo que gostaria, hahaha.
      Já pensei nas apostas esportivas, sim, mas fico receosa pois sou bem ignorante no assunto e é muito mais fácil ter prejuízo do que sorte de principiante nessas coisas, haha.

      Bitcoin não fiz nada demais, só comprei um pouco pra ver a volatilidade e deixei na corretora, normalmente eu recebia uns troquinhos por BTC e sacava, dessa vez deixei parado lá.
      "Robô" investidor é porque são empresas que administram fundos e de acordo com seu perfil eles fazem a alocação adequada "automaticamente".

      Se tiver mais dúvida pode mandar e-mail pra rycamilionaria@gmail.com

      Excluir
  4. Respostas
    1. Eu quero muito ler! Mas confesso que tenho vergonha de pensar em comprar o livro se não sei quando ou ler e tenho tantos outros na frente...

      Excluir
  5. Seus aportes são tão baixos, parecem os meus kkkkk.
    Fico meio chateado de não conseguir aportar forte igual a galera da blogosfera.
    Mas é isso ai... importante é aumentar o patrimônio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ridículos, né? aahaha pior é que nem tenho aportado! mas não adianta, melhor aportar baixo do que não aportar nada, o que importa é o hábito e a busca por uma remuneração melhor, não pode desistir!

      Excluir
  6. Olá Ryca.
    Focar em aportar sempre é essencial para buscar a independência financeira!
    Tenho o mesmo "Problema" que você: vários livros comprados na lista de espera. Pior que sempre tenho vontade de compras mais e mais... hahahah.
    Um abraço e um ótimo fim de ano.
    Stark.
    http://www.acumuladorcompulsivo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ando bem controlada nos consumismos de desejo, nem lembro a última vez que comprei algo só porque queria ter, sem esse algo ter uma utilidade prática em seguida à compra.
      O que mata a vontade às vezes é baixar alguns livros, ahhaha.

      Excluir
    2. Parabéns pelo foco, Ryca. Haja coração para segurar o consumismo neste final de ano.
      Bons investimentos!!

      Excluir
    3. hahaha obrigada, GI!
      A verdade é que fui "forçada" de diversas maneiras a largar o hábito de consumir. Ou eu seguia consumindo do jeito que sempre fiz ou eu fazia a mudança que tanto queria na minha vida.
      Optei pela mudança e automaticamente isso me deu uma nova perspectiva. Hoje em dia não me sinto mais seduzida pelas promoções e ofertas, é muito estranho estar satisfeita sem querer comprar tudo, hahaha (até porque agora nem tenho a grana, hahaha).

      Excluir
  7. " uma nova graduação" - qual foi a antiga e qual é a nova?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. era "mais ou menos" exatas, e agora é na área de humanas

      Excluir
    2. eu fiz direito e já não tenho paciência par mudar de área passando por toda a formalidade de se submeter a professores e testes
      parabéns pela iniciativa!

      Excluir

Os comentários são moderados. Não falte com educação :)