:)

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

O fim do hidratante

Ah, não, lá vem a Ryca de novo com essa história do hidratante... hahaha

O post de hoje é um marco! Estou postando apenas para dizer que eu, finalmente, terminei de usar o famigerado hidratante! Aquele que estrelou dois posts com quase 3 anos de diferença entre um e outro.


Vê se tem cabimento um produto ser comprado pra só ser usado anos depois? Não estamos nos anos 80 precisando fazer estoque. Especialmente de algo supérfluo como um produto de estética.

Olhando em retrospecto fico muito feliz de notar que parei de fazer esse tipo de escolha. Não havia necessidade, era apenas desejo. O simples "só porque eu posso". Eu, claramente, gastava em coisas como forma de compensação com alguma insatisfação (à época eram várias, não tão óbvias quanto me parecem agora).

Usar esse frasquinho de hidratante até o fim representa, de maneira simbólica, a vida que eu deixei pra trás.
Lembro exatamente do dia em que o comprei. Onde estava. Como paguei. E o local onde o coloquei ao chegar em casa, junto com outros 7 ou 8, que eu vivia prometendo usar regularmente.
Mal sabia que dali pouco mais de 3 meses minha vida mudaria drasticamente.

Três anos se passaram desde então.

Nesse meio tempo comprei um novo hidratante (que eu também não precisava) e que estou usando agora. Posso comprar mais um, já que esse vai acabar em breve? Não.
Ganhei 3 hidratantes esse ano, então não tem necessidade 😆

Não sei vocês, mas eu sinto uma satisfação enorme ao ver que usei alguma coisa até o fim. Dá a sensação de dinheiro bem gasto sem desperdício. Apesar da tendência acumuladora, eu tenho uma certa neura com desperdício, chego a ter gastura só de pensar em quanta coisa é jogada fora sem uso ou pior, por mau uso...

A moral do post é que, pouco a pouco, acredito estar incorporando um estilo de consumo minimalista na minha vida. Antigamente torcia o nariz ao imaginar qualquer coisa diferente de uma enorme casa com muitos objetos - utensílios de uso, itens decorativos, coisas, posses, tralha, entulho.
E sabe qual é a coisa mais incrível disso? Eu me sinto mais livre. Menos presa a locais que preciso estar. A escolhas que preciso fazer a fim de manter aquela estrutura que sempre imaginei necessária. Nada me prende, era tudo uma armadilha da minha mente.

Não gosto de seguir regras nem métodos muito rígidos, prefiro adaptar tudo ao que me deixa mais confortável. E, lentamente, sinto que estou conseguindo incorporar um novo mindset (muito positivo, por sinal). A sensação é ótima! Tenho orgulho de ver que hoje sou uma pessoa diferente (e melhor).

E sem estoque de hidratantes.

21 comentários:

  1. Parabéns por finalizar o hidratante! Uma conquista concreta ajuda muito!
    Quando fala sobre um novo mindset muito positivo, como você descreveria isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, é um "trabalho" constante, exige muita autoconsciência.
      Primeiro de tudo você precisa estar aberto às mudanças e então conseguir se enxergar de maneira exterior, com desapego, principalmente, ao ego.
      É uma jornada lenta, complicada e, muitas vezes, dolorosa. Se enxergar de verdade, sem mentir a si mesmo e encarar suas falhas (ou abraçá-las e entender quais são suas limitações). O importante é estar confortável consigo mesmo e com o ambiente que criou à volta.
      Falo de maneira muito subjetiva porque é sim subjetivo, as crenças, vivências e expectativas são pessoais e só você sabe o que te paralisa ou te motiva.
      O primeiro passo é se cercar de informações, pessoas e ambientes que sejam o que você almeja modificar em si. A partir disso vai tentando colocar isso na sua vida, na sua rotina, no seu dia a dia, mesmo nas pequenas atitudes, é assim que você vai internalizando e as coisas mudam.

      O que noto é uma leveza e uma simplicidade na hora de falar comum a todas as pessoas que "viraram a chave" e modificaram hábitos e formas de pensar. E a verdade é que é muito simples mesmo, nós somos nosso pior inimigo. Pra atingir uma melhora de mindset, é preciso muita autoanálise e mente aberta, sem julgamentos. É, literalmente, o trabalho de uma vida. Toda atitude que temos tem uma explicação, uma causa. Essa motivação vem pra te fortalecer ou pra te derrubar?
      Falando assim parece que todo mundo fica bitolado nisso, hahahah, mas não, é uma mudança interna, mas muito real, é quando a gente vive isso e não precisa nem se policiar mais.

      Excluir
    2. Tá, eu falei, falei e não disse nada. Acho que o que você queria saber era outra coisa, haha.
      O "meu" mindset positivo é entender que não preciso de coisas pra ser feliz agora. Eu descompensava a frustração consumindo, a minha felicidade era comprar alguma coisa nova. Não vivia o presente pensando que só quando tivesse X dinheiro morando em Y local seria feliz de verdade.

      Eu concordo que o ambiente favorece (ou adoece) muito, mas o primordial é a mudança de perspectiva.

      Eu não preciso de coisas, eu preciso de pessoas e experiências. Já assistiu Into the Wild? Tem uma frase no filme que diz assim "a felicidade só é real quando compartilhada". E aí você interpreta como quiser ;)

      Excluir
    3. Na verdade acho que você falou, falou e falou muito bem rsrs.. deu uma aula praticamente é uma resposta de blog (podia virar post isso! rs)

      Quando deixei meu trabalho mês passado senti uma mudança abrupta desse tipo (o local estava sim influenciando minha visão - negativa - do mundo ao redor.

      Mas ao invés de "relaxar" e deixar simples, estou meio que entrando em uma espiral de preocupação - mas não é uma preocupação explicita, mas totalmente interna - que não demonstro nem para mim mesmo, mas que sei que está lá no fundo.
      Talvez aí entre a questão que você disse sobre ser sincero consigo mesmo. De entender que SIM estou preocupado e como vou lidar com isso dando atenção à ela (a preocupação) ou conseguindo descartá-la em prol de tornar as coisas mais leves.

      Me fez iniciar um pensamento muito profundo Ryca! Obrigado!

      Excluir
    4. hahaha, eu tenho me achado tão repetitiva nesses posts não relacionados ao fechamento mensal, acho que seria chover no molhado do que eu penso e venho falando.

      mas é isso. a preocupação sempre vai estar lá, sempre vai existir. não à toa estamos buscando segurança montando uma grande reserva financeira. a questão é não deixar isso te consumir. trabalhoso, mas vale a pena demais.

      Excluir
  2. Olá Ryca. Conheci seu blog agora e te adicionei ao blogroll. Depois vou ler direitinho pra saber o que aconteceu com seu patrimônio que era maior.

    Quanto ao post tudo é equilíbrio na vida né. não podemos ser aquelas pessoas extremamente frugais que usam os dois lados do papel higiênico pra aumentar os aportes mas tbm não dá pra deixar de se divertir e ter o mínimo de conforto e experiências.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. E o mínimo de conforto eu tenho, sempre tive. A questão é cortar o superficial que me impede de ir além.
      Mas sigamos que a caminhada vai ser longa, haha!
      Te add no blogroll.

      Excluir
  3. Hehehe não sei como você consegue demorar três anos para gastar um hidratante. Eu até faço uns estoquinhos de produtos de higiene às vezes, quando encontro produtos com bons preços, mas no máximo dura alguns meses. Eu compro bastante dessas coisas, mas uso tudo até o fim, é realmente uma sensação boa terminar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não usava com frequência, é uma coisa bem recente na minha vida, hahaha. E sou muito econômica, uso pouco produto de tudo, as coisas rendem demais na minha mão.

      Excluir
  4. Vou acompanhar teu blog, estou te adicionando no Blogroll !
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Isso me lembra a comunidade do Orkut "nunca usei uma borracha até o fim" ahahaha
    Mas é fato isso, nossa cabeça consumista faz querer comprar msm sem acabar. Eu mesmo tenho 5 perfumes aqui. Qual a necessidade? Eles ainda vão durar um bom tempo tb.
    Parabéns pela mudança de cabeça! Ser consumista não é ruim, mas o equilíbrio é tudo!!
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já usei, sim! hahaah E já acabei com a carga de várias canetas BIC! ahahhaah
      Eu gosto de usar um perfume por vez, mas entendo quem faça diferenciação entre perfume de noite/dia e de festa e cotidiano. O problema mesmo é ter tantos e não usar, como eu fazia.

      Excluir
  6. ola ...parabens por ter terminado esse creme, tambem virei minimalista so compro o que eu realmente preciso, para nos mulheres e tudo muito mais dificil somos muito mais bombardeadas...kkkkk creme esmalte batons make etc e etc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tenho estoque de tudo que é produto de higiene/estética, meu irmão às vezes fica até sem shampoo, hahaah.

      Excluir
  7. muito legal teu blog, eu li bastante coisa daqui
    vi q uma epoca vc ate chegou a acumular um patrimonio consideravel e dps recomecou, ainda estou lendo sobre isso
    mas é interessante ver um blog com numeros pequenos e nao só os dos milhoes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. apesar de ser uma meta de todos, é difícil se conectar com quem já chegou aos milhões, né? às vezes sinto esse distanciamento, justamente por já estarmos com visões diferentes de como gerenciar o patrimônio e tudo o mais.
      eu sou a que mais motiva a galera iniciante, mas a que menos sai do lugar, hahaah.

      Excluir
    2. ufa, terminei de ler todos os posts de 2016

      sim, sem dúvidas, o milhao parece tao longe... mas um dia chego la
      bom, vc pode nao ter saído do lugar na questao patrimonial talvez, mas existem muitos outros fatores que podemos evoluir, com o patrimonio aumentando ou diminuindo ao decorrer do período

      Excluir
    3. sim, é exatamente isso que estou levando pra vida :)

      Excluir
  8. Lembro de quando escreveu sobre os hidratantes! Que bom que terminou!!! De uns 2 ou 3 anos para cá fiquei BEM atenta a cosméticos, pois sempre perdi muitos, e sabe o que descobri? Que odeio hidratante, não tenho paciência para passar após o banho. Creme com enxágue e óleo de banho são os itens que uso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha pois é! eu sempre fui do time dos hidratantes com enxague, gosto bastante! mas o problema é que o poder de hidratação não é o mesmo =(
      óleo de banho já entendi que não é pra mim também.
      agora que desenvolvi o hábito (virou um hábito mesmo!), virou meu momento de auto-cuidado. tomo um banho demorado e quentinho, do jeito que eu gosto e finalizo com um hidratante porque gosto de dormir cheirosinha, hhaahah.

      Excluir

Os comentários são moderados. Não falte com educação :)