:)

quinta-feira, 30 de maio de 2019

3 anos

Pois é, apesar do hiato de 1 ano e meio durante esse período, este humilde bloguinho está completando três anos.


Dá pra acreditar que já faz três anos que eu descobri esse mundo de investimentos e finanças pessoais?
E que foi por conta de uma crise no meu relacionamento anterior que acabei conhecendo os blogs pessoais de finanças e comecei a me interessar sobre o assunto?
E que, por conta desse mesmo relacionamento - de maneira indireta -, acabei tendo que começar tudo outra vez?

A vida é muito insana.
Há 3 anos jamais imaginaria que minha vida teria se tornado o que é hoje. E não falo com pesar algum, muito pelo contrário.

Comparando com meu primeiro post, o que mudou:

- minha renda agora vai dar uma melhoradinha, mas o mindset gastador já não existe mais e isso faz muita diferença;
- não tenho mais investimento em Tesouro Direto, inclusive não tenho planos de voltar a utilizá-lo;
- não tenho mais aquela previdência privada com altas taxas, porém sigo com algum valor ainda no fundo DI do bancão, já que é acessível e rende melhor que a poupança, então fica como reserva de emergência;
- tenho conta em duas corretoras, pensando em abrir numa terceira;
- a meta do milhão continua, mas tô muito mais longe de alcançar, hahahha.

Sei que do ponto de vista financeiro parecem três anos em que não saí do lugar e, de fato, acho que é isso mesmo. Mas se vocês soubessem pela evolução que passei, o que mudei, aprendi e transformei nesses poucos anos... o ganho é muito mais significativo que a rentabilidade do Alaska Black no mesmo período, hauhuaha.

Mas é isso. Post pensativo (como eu tenho estado) só para pontuar mais um ciclo nessa longa caminhada.

Pra você, o que de impactante aconteceu nos últimos três anos?

27 comentários:

  1. A vida é insana pra quem quer. Quem busca a tranquilidade encontra tranquilidade e paz.

    Dos 18 aos 30 anos as pessoas devem focar em ganhar dinheiro, não em namorar e casar.

    Ou melhor ainda, passar dos 30 sem se incomodar com relacionamentos amorosos. Hoje tudo é muito fácil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo em partes, Anônimo. Tudo que eu queria era permanecer em paz e tranquila. Fui obrigada a sair daquela minha zona de conforto e agora já não tenho certeza se quero toda aquela calmaria outra vez.
      O ideal era passar uma vida inteira sem se incomodar, haahah. Não sejamos utópicos.

      Excluir
  2. Perder 3 anos de investimentos é complicado. Se fosse alguma coisa que garantisse após o tempo um ganho maior, como fazer um curso de 3 anos pra depois ganhar 10k mensais. Ai sim.

    Agora só no papo é complicado. Todo mundo faz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem pra isso você tem garantia. Não existe garantia de coisa alguma.

      Excluir
  3. Namorar sério até deve ser legal, mas tem que achar alguém que não planeje fazer financiamentos.

    Melhor não arriscar nosso suado dinheiro numa união estável com pessoas desmioladas financeiramente.

    Esse pessoal ai que sonha em juntar um dinheiro pra dar entrada numa casa é o que mais têm. Depois taca financiamento. Isso quando não financiam carros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe do relacionamento alheio é que está nele, então não opino, hahahah.

      Excluir
  4. Pra você, o que de impactante aconteceu nos últimos três anos?
    R: Participei de orgias.

    ResponderExcluir
  5. Passei num concurso bom e tô mais perto do milhão.

    ResponderExcluir
  6. Parabens!!!!! 3 anos é muita coisa!!! Divrrsos blogs tem durado no max 1 ano. Voce tem aportado todo mes? abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho tentado aportar um pouquinho que seja, pra não perder o hábito.

      Excluir
  7. Boa noite, Ryca, tudo bem?

    Começar a investir através de corretoras foi algo extremamente impactante pra mim. Por causa da minha inexistente educação financeira, achava que o único investimento possível era a caderneta de poupança. Foi somente quando um amigo me apresentou o app "Renda Fixa" é que tive acessos a produtos mais "sofisticados" e iniciei os estudos na área.

    Boa sorte nesta caminhada. Estou acompanhando seu blog.

    Fuleiro
    investidorfuleiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho ele instalado, mas uso muito pouco... na verdade sempre esqueço de olhar, pois geralmente já tenho escolhido com antecedência onde aportar, hehe.

      Excluir
    2. Pois é, hoje eu não o uso mais (nem tenho instalado), mas foi muito importante durante o período inicial.

      Sucesso!

      Excluir
  8. Estou com situação semelhante no que diz respeito a um termino de relação me trazer também a finansfera, mas no meu caso apenas 5 meses, o seu período está bem maior rsrs
    No caso da pergunta, acredito que não foi o término que foi o mais impactante, mas eu concluir meu negócio próprio, este que dá o maior valor atualmente para meus aportes buscando a IF.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, sucesso para você!
      O término do relacionamento me fez mudar muita coisa. No fim das contas eram mudanças de vida necessárias. Ainda bem que aconteceu! :)

      Excluir
  9. Parabéns pelo marco, Ryca!

    Vamos seguindo no projeto da IF. Abraços.

    https://visionarioeconomico.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelos 3 anos! Não abandone mais o blog, sentimos tua falta por aqui. Ficamos curiosos quando alguém abandona! Espero um dia comemorar tanto tempo de blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pretendo abandonar dessa vez, but who knows... ahahah já tenho alguns posts agendados pra não deixar a coisa parada quando eu estiver ocupada.

      Excluir
  11. Um marco e tanto! Desejo que seu blog seja sempre uma inspiração e motivação para você mesma!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também, Kronos!
      O que mais quero é daqui uns anos voltar aos posts antigos e conseguir ver deliberadamente a evolução da minha caminhada.

      Excluir
  12. Parabééééns!
    Independente dos percalços, a jornada precisa ser valorizada...nos últimos 3 anos a minha vida também se sacolejou bastante, mas como diria Dori, "continue a nadar"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o momento da tempestade já passou e estou entrando em um período de calmaria.
      Tomara que não fique calmo demais, hahaha.

      Excluir
  13. Parabéns pelos 3 anos :)

    Por que vc desistiu do Tesouro Direto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Taxas muito baixas e quero um crescimento maior do que ele pode proporcionar atualmente.
      Talvez daqui um tempo eu retorne.

      Excluir
  14. Você conhece Piracicaba? A universidade estadual lá é boa mesmo?

    Dizem que em São Paulo a cada 10 pessoas, 6 são milionárias. É muito dinheiro ai.

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados. Não falte com educação :)